quinta-feira, abril 25, 2024
HomeCultura7 de Setembro: milhares de canaenses celebram Dia da Independência em Canaã

7 de Setembro: milhares de canaenses celebram Dia da Independência em Canaã

A cada toque na caixa e marcha dos alunos, os cidadãos celebravam mais um ano de Independência do Brasil, em Canaã dos Carajás. Na última quarta-feira (7), comemorou-se os 200 anos do grito de independência que assegurou a soberania do país em relação a Portugal. O Desfile Cívico contou com os tradicionais trajes ornamentados e a fanfarra dos alunos da rede municipal de ensino.

A marcha teve início na Escola Municipal Tancredo Neves, passou pela Avenida Weyne Cavalcante e foi em direção à Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henriques, no centro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e reuniu estudantes de 25 escolas do município, alunos dos projetos Nic e Nies, servidores públicos e membros da sociedade civil.

Entre os presentes no evento estavam a prefeita Josemira Gadelha, o vice-prefeito e secretário de obras Zito Augusto, o presidente da Câmara dos Vereadores Dinilson José dos Santos, os vereadores Cabelo, Anuarinho e Antônio do Lanche, secretários municipais e diretores de autarquias municipais.

A secretária de educação Roselma Milani foi a primeira a ter a palavra e com muito entusiasmo falou da importância da nação seguir lutando por sua independência. “Há 200 anos, um grito de um jovem príncipe bradou às margens do Rio Ypiranga. Naquele momento a nossa colônia precisava de independência política, econômica e social. Duzentos anos se passsaram e esta ainda é a nossa luta: nós precisamos ser independentes da fome, da miséria, da marginalização. Nós queremos uma comunidade livre pra ir e vir. Livre para exercer os seus deveres”, afirmou.

Em seu discurso, a prefeita Josemira Gadelha agradeceu alunos e servidores da educação pelo empenho. “Há 200 anos, pessoas lutaram por nossa independência. Que hoje possamos lutar pela dignidade da pessoa humana. Que possamos lutar por nossa Canaã para continuarmos a ser uma cidade desbravadora, de gente que luta todos os dias e pensa nas famílias futuras”, afirmou.

Veja as imagens do desfile: