quarta-feira, abril 24, 2024
HomeDestaqueAlfabetiza Pará: Prefeita Josemira assina compromisso estadual para o enfrentamento ao analfabetismo

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, e o secretário municipal de Educação, Leonardo Cruz, participaram do lançamento do “Alfabetiza Pará”, programa do Governo do Estado que objetiva garantir o direito à alfabetização na idade certa aos alunos de escola pública. O evento foi realizado no sábado (11), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Na ocasião, foram anunciados aumentos históricos no repasse de verba para a merenda e transporte escolar aos municípios.

O programa, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em colaboração com os 144 municípios, disponibiliza recursosferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado na rede pública de educação aos alunos em fase de alfabetização, entre o 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A meta é melhorar o desempenho do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nesta faixa etária.

Em fala, a prefeita reforçou o comprometimento do município com a educação e se mostrou otimista quanto ao acordo. “O programa corrobora com as ações que já estamos desenvolvendo em Canaã por meio do Plano de Intervenção Pedagógica, que vamos implantar este ano para enfrentar os problemas na educação provocados, sobretudo, por dois anos de pandemia. Então, somando esforços, certamente teremos resultados positivos.”

Investimentos na educação

Também em parceria com o Governo Estadual, Canaã avança nas obras de reforma e ampliação das escolas Irmã Laura de Martins Carvalho e João Nelson dos Prazeres Henriques. As obras nas escolas são frutos do convênio realizado entre a prefeitura e o Estado – o acordo torna o município responsável pela reforma, que deve ser viabilizada com recursos próprios.

E para aumentar a capacidade de acomodação dos estudantes, Canaã vai construir duas novas escolas de ensino fundamental: uma na VS-52 e a outra no bairro Bela Vista. Com 14 novas salas de aula, as unidades terão laboratórios de ciências e informática, consultório odontológico, pátio coberto, complexo poliesportivo com quadra coberta, vestiários, arquibancadas e quadra de areia. Em revitalização, as escolas Benedita Torres, localizada no bairro Novo Brasil e Tancredo de Almeida Neves, no Centro, também estão em obras para reforma e ampliação.

Além disso, Canaã também se prepara para instalar cinco novos espaços de ensino, que vão acomodar 1960 alunos da rede pública, zerando a demanda por vagas no ensino fundamental e na educação infantil pré-escolar (para alunos entre 4 e 5 anos de idade).