quinta-feira, abril 25, 2024
HomeAlfabetizaçãoConheça o programa que cuida da saúde mental dos estudantes de Canaã

Conheça o programa que cuida da saúde mental dos estudantes de Canaã

No início do mês, o Programa Saúde na Escola de Canaã dos Carajás foi destaque em matéria do jornal Diário do Pará 

Psicóloga realiza roda de conversa com alunos da Educação Infantil

Há um ano, Canaã atua na identificação precoce de transtornos mentais e sofrimentos psíquicos entre estudantes da rede municipal de ensino. No ano passado, 997 alunos foram encaminhados para tratamentos de saúde mental, um dos focos do Programa Saúde na Escola (PSE), ampliado no município. Rodas de conversa são utilizadas para auxiliar o trabalho das psicólogas. Na última semana, a Escola Municipal Carmelo Mendes recebeu palestras sobre saúde mental, visando prevenir também atos de violência.

Tudo começa com uma conversa. Os olhos e ouvidos atentos das psicólogas e professores podem salvar vidas ou diminuir os impactos dos transtornos mentais e sofrimentos psíquicos de crianças e adolescentes. Numa roda, crianças entre 3 e 5 anos de idade, compartilham, mesmo por meio de poucas manifestações concretas, suas emoções e dão indicações de sua saúde emocional.

Assim trabalham as profissionais do PSE de Canaã dos Carajás, que há um ano, ampliou os serviços da iniciativa federal, para atender integralmente os estudantes da rede municipal de ensino. Em 2022, 997 estudantes foram encaminhados para tratamentos com os psicólogos da secretaria de saúde do município. O objetivo da equipe é identificar os transtornos nas fases mais precoces, diminuindo riscos de tentativas de suicídio, automultilação, violência escolar, entre outros.

PSE realiza palestra sobre saúde mental e violência na escola Carmelo Mendes

O projeto atende os mais de 15 mil alunos matriculados em 2023

Durante o ano letivo, três psicólogas do município organizam rodas de conversa em grupos divididos por faixa etária: dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 11 e a partir dos 12 anos de idade. Os ajuntamentos têm, no máximo, 10 integrantes e a conversa dura de 30 a 90 minutos de acordo com a necessidade e interação dos participantes. Nas duas creches de Canaã, o atendimento é voltado aos pais. Por meio de palestras, as profissionais buscam trabalhar a afetividade junto aos responsáveis.

A psicóloga Geovana Goulart Prudente é nascida no município e faz parte do grupo desde o início de 2023. Ela relata que, devido à espontaneidade, é mais fácil identificar os transtornos e sofrimentos entre as crianças. Ela afirma que o desafio é grande. “Conduzimos diversas atividades para que os alunos sinalizem seus sentimentos. Nos grupos de menor faixa etária, temos que ensinar o que é emoção: alegria, tristeza, dor, contentamento. Não é tarefa fácil, principalmente com os adolescentes que já tem mais habilidades para esconder o que sentem.”, afirmou.

Mas no fim de cada roda de conversa, é possível identificar pacientes potencialmente afetados. Eles são encaminhados para uma junta médica que conduz os jovens para psicólogos e psiquiatras. No primeiro trimestre de 2023, foram encaminhados 88 e 2 estudantes, respectivamente. O município também interage com as demais secretarias e o Conselho Tutelar, caso seja necessário algum auxílio socioeconômico ou intervenção familiar.

Meta da prefeitura de Canaã é ampliar serviços de saúde mental

A coordenadora do PSE Jerlehnny Frazão diz que o município consegue promover pelo menos um encontro por ano com os alunos. Mas a meta é ampliar os encontros para a cada seis meses. “Nas escolas com maior incidência, conseguimos programar visitas mais frequentes.”, disse. Ela relata que uma nova iniciativa está em fase de testes. Trata-se de um grupo de saúde mental que pretende funcionar em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural. “Este ano, matriciamos todos os servidores da unidade situada no Residencial Canaã, para que eles, semanalmente, promovam encontros com a comunidade. É um projeto-piloto que funciona toda terça-feira e já conseguimos dezenas de encaminhamentos.”, concluiu.

Entre os estudantes diagnosticados, em um ano de ampliação do PSE, foi possível identificar transtornos de ansiedade e depressão em 58% dos casos. Agressões e violação de direitos somam 19%. Autolesão, 9%. E 6% dos atendidos sofrem com bullying. Para o secretário de saúde do município, Marcos Silveira, o trabalho já tem frutos consistentes. “Fico feliz em saber que esses alunos estão recebendo tratamento. Que suas famílias estão sendo alertadas e nós estamos conseguindo ajudar crianças e jovens. Queremos ampliar esse programa. Não apenas cumprir obrigações legais e sim, contribuir para a saúde desses meninos e meninas.”, disse.

PSE oferece acompanhamento médico integral dos estudantes da rede pública

O Programa Saúde na Escola de Canaã dos Carajás ganhou novo formato em março de 2022. Hoje, conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, educadores físicos, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, psicólogos e fonoaudiólogos, com três profissionais por especialidade, totalizando 24 servidores dedicados à iniciativa. A prefeita Josemira Gadelha anunciou que vai aumentar o efetivo dedicado a saúde mental, visando prevenir ataques violentos nas escolas.

Em fevereiro, o município entregou 300 óculos aos estudantes. Eles puderam, inclusive, escolher a armação, segundo a individualidade dos jovens. Em 2022, cerca de 12 mil alunos passaram por testes visuais e mais de 1,3 mil foram encaminhados para o oftalmologista para consultas.

Imagem: Diego Barbosa

Também foi realizada avaliação odontológica em mais de 12 mil alunos, com entrega de kits de higiene e escovação, aplicação de flúor e encaminhamento de mais de 700 para consultas com odontólogo. A prefeita de Canaã dos Carajás Josemira Gadelha disse que o projeto é prioridade da gestão: “Aqui, queremos cuidar das pessoas integralmente. Canaã é uma cidade dormitório de trabalhadores. E os pais precisam contar com o auxílio da escola. Por isso, intensificamos as atividades do PSE para atender essa demanda e está dando certo.”, concluiu.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular