quarta-feira, abril 24, 2024
HomeArteExposições e apresentações culturais marcam feira de ciências no fim de semana

Exposições e apresentações culturais marcam feira de ciências no fim de semana

vento buscou estimular curiosidade e transformação social por meio de jogos e experimentos

A II Feira de Ciências e Matemática foi realizada em Canaã dos Carajás nos dias 2 e 3 de junho. Com o tema: “jogos e experimentos: ludicidade e integração de saberes científicos e tecnológicos”, o evento visou estimular a curiosidade intelectual recorrendo à abordagem reflexiva, crítica e criativa, por meio de jogos e experimentos. A Feira aconteceu na Praça da Bíblia, localizada no bairro Novo Horizonte.

Ao todo, 32 estandes foram distribuídos pelo evento, sendo 26 estandes das escolas municipais, um de uma escola estadual, 5 da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e um da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Foto: Diego Barbosa

Além das exposições, a programação incluiu apresentações culturais e, no palco principal, teve o show da dupla de ilusionistas Henry e Klauss, espetáculo de mágica de destaque nacional. Para Henry, o momento foi muito especial, também pelo lançamento do Escola Mágica, projeto de educação lúdica, em que as crianças vão aprender por meio da mágica, música e dos jogos.

“Como as crianças estão tendo a oportunidade de ver o projeto, é sempre especial ver que a gente pode, de certa maneira, transformar vidas com nosso trabalho.”, afirmou o ilusionista.

Foto: Diego Barbosa

Um dos grandes destaques da feira foi o Espaço do Brincar, que contou com painel sensorial, exposição dos brinquedos e jogos educativos feitos pelos alunos durante toda a semana. Com espaço para leitura e contação de histórias, jogos infláveis e mesas tecnológicas, local foi montado pensando em contribuir com o desenvolvimento dos alunos.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Cruz, destacou que a feira foi um momento muito importante para a valorização dos profissionais da educação e, principalmente, dos estudantes, sendo algo produzido por eles e para eles. “Nós pensamos em uma jornada nas escolas, onde os alunos com seus professores e toda a gestão atuaram preparando materiais, dialogando com a ciência e com o lúdico. Dessa maneira, conseguimos envolver todas as crianças, todos os estudantes, onde as escolas já fizeram as suas culminâncias e, neste fim de semana, a gente trouxe para a comunidade em geral esses resultados produzidos nas escolas ao longo desses meses.”.

Foto: Diego Barbosa

Outra atração da feira foram as oficinas ministradas pelos professores dos cursos de Matemática, Física, Química e Biologia da Unifesspa. Essas oficinas gratuitas ficaram abertas para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com uma média de 400 participantes, elas aconteceram na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Sebastião Agripino da Silva, localizada na Rua Sandro Moretet, no bairro Novo Horizonte I