sexta-feira, março 29, 2024

Conheça a rede > Ensino Infantil

NEI EDSON PEDRO DA SILVA

HISTÓRIA:
O NEI Edson Pedro da Silva, foi inaugurado em 14 de agosto de 2020, foi em parceria com PROGRAMA PROINFÂNCIA / FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação e contrapartida da prefeitura Municipal de Canaã dos carajás) Recebeu este nome em homenagem a um servidor pioneiro deste município falecido em 21 de março de 2019.  O senhor Edson Pedro da Silva, conhecido como “veião” nascido na cidade de Bom Jesus do Bagre Minas Gerais. Casou-se aos 19 anos com a senhora Geralda Nunes da Silva na cidade de Nova América do Goiás, e tiveram 10 filhos. Mudou-se para a cidade de Brejo Grande do Araguaia – Pará, onde desenvolveu atividades de agricultura e pecuária em fazenda.
No dia 13 de maio de 1984, mudou-se para o centro de desenvolvimento Regional CEDERE II, após ter sido sorteado com um lote de terra do assentamento GETAT- (Grupo Executivo de Terras do Araguaia Tocantins), onde trabalhou como produtor rural para criar seus filhos.
Na década de 90, Edson Pedro ingressou no serviço público de Segurança Patrimonial na Escola Estadual Joao Nelson dos Prazeres Henrique, como funcionário público, nessa profissão por 29 anos, na qual trabalhou em várias escolas do município, onde permaneceu até seus últimos dias de vida.
Após sua inauguração os cadastros de solicitação de vaga para a escola começaram em 26/11/2019 conforme Cronograma de Matrículas Educação Infantil Creche – 2020 da Portaria 09/2019 – SEMED – GS, que orienta quanto a inserção da criança de 1 a 3 anos que se dará mediante levantamento socio econômico das famílias, elaborado e executado por profissionais do Serviço Social da SEMED, considerando os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público.
Após o trabalho realizado pelas as assistentes sociais do município deu-se início as matriculas do Nei Edson Pedro da Silva. Estes cadastros de solicitações de vaga foram realizados pelos demais núcleos de educação infantil da zona urbana, Nei Alegria do Saber / Nei Benedito Faustino Malachias / Nei Raimundo Borges e Nei Irani Viera da Silva, sendo que a documentação foi encaminhada para a escola NEI Edson Pedro da Silva após finalização das inscrições da 1ª chamada em dezembro de 2020.
Em 2020 seria o primeiro ano de funcionamento da escola, porém, devido a pandemia do CORONAVÍRUS, a escola não iniciou as aulas e nem as matriculas de crianças classificadas, o processo foi interrompido.
Em 05/11 a 17/11/2020 iniciou o processo de atualização cadastral, onde os responsáveis pelas crianças cadastradas em 26/11/2019 para concorrer a uma vaga antes NEI PROINFÂNCIA CANAÃ DOS CARAJÁS e agora NEI Edson Pedro da Silva, tiveram a oportunidade de renovar a solicitação de vaga para a escola, tendo informações e ano/série atualizados, esse processo foi realizado pelos demais núcleos de educação infantil da zona urbana. Somente em 18/11/2020 a escola iniciou, em seu prédio próprio, os cadastros novos de solicitação de vaga para 1ª chamada, nesse dia, foi encaminhado para a escola uma ASG (Rosimeire da Silva Pereira Santos e uma pessoa responsável pela secretaria escolar Vanessa Saraiva Pinto). A partir desse momento, a escola passou a administrar sua documentação, recolhendo o que estava nos demais núcleos de educação infantil em 11/12/2020 e arquivando em seu prédio.
Nesse momento as inscrições e matriculas não foram feitas por zoneamento, mas atendendo a necessidade da comunidade de um modo geral, recebendo crianças de (1, 2 e 3 anos de idade – maternal I, II e III) sendo maternal I (1 ano) 32 crianças, em 4 turmas, sendo 2 pela manhã e 2 pela tarde, com 8 alunos por turma. Maternal II (2 anos) 120 crianças – sendo 8 turmas, 4 pela manhã e 4 pela tarde, com 15 alunos por turma. Maternal III (3 anos) 80 crianças. sendo 4 turmas 2 pela manhã e 2 pela tarde, com 20 alunos por turma.
Alunos classificados 232, já em processo de matricula.
CONTATOS:
Endereço: AVENIDA SAO JOÃO Bairro: NOVO HORIZONTE II
Telefone da Escola: (94) 99247-7417 E-mail da Escola: nei.edsonsilva@semedcanaadoscarajas.pa.gov.br
Diretor(a): ELENICE RIBEIRO DA SILVA Secretário(a) Escolar: VANESSA SARAIVA PINTO