terça-feira, abril 23, 2024
HomeDestaque“Nunca é tarde”: 264 alunos do EJA em Canaã recebem livros didáticos

“Nunca é tarde”: 264 alunos do EJA em Canaã recebem livros didáticos

“A vida é feito andar de bicicleta. Se parar você cai”. Foi com a citação da canção “Sem Parar”, do rapper Gabriel O Pensador, que o senhor Nelson Dias Paixão, de 61 anos, definiu a sua jornada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Canaã. Ele é o aluno mais velho da modalidade de ensino, e participou nesta quarta-feira (8) da entrega de livros didáticos aos 264 alunos do EJA no município.

Nelson havia deixado de estudar em 1976, quando foi trabalhar na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, mas nunca perdeu o gosto pelo conhecimento. “Agora estou fazendo curso de elétrica também no IFPA. Ao longo dessa trajetória eu adquiri amizade com muita gente, admiração de professores e de todos”, disse.

Marcos Jhonny Rodrigues, que era morador da zona rural, também deixou de estudar para trabalhar, aos 16 anos. Hoje, aos 27 anos, aluno da primeira etapa do EJA, ele tem como incentivo para o aprendizado o desejo de ler a Bíblia”. Ele recebeu os seus livros diretamente das mãos da prefeita Josemira Gadelha.

Marcos atualmente é cadeirante e veio morar em Canaã para ter acesso a tratamentos de que necessita, como fisioterapia. “Hoje estou feliz e estudando, pois nunca é tarde”, completou.

Para a coordenadora do EJA, Luciana Lázara, a entrega de livros significa “uma causa social, da mudança do ser humano através da educação”. “Esse material vai facilitar o trabalho dos professores e educadores. Nós que fazemos parte do dia a dia da educação sabemos a importância disso”, disse.

Já a prefeita Josemira Gadelha exaltou os estudantes pelo esforço na superação das dificuldades para seguir estudando. “Vocês estão no caminho certo, do sucesso, pois a educação é a ferramenta que transforma vidas”.

Sobre a entrega de livros

A aquisição dos livros para esse público foi realizada com recursos próprios do município e contemplará os 264 alunos que estudam na modalidade EJA, de primeira à quarta etapa, visto que não recebem mais livros por meio do programa nacional do livro didático – PNLD do Governo Federal, desde 2013.

Os livros didáticos são recursos que subsidiam o trabalho pedagógico proporcionando acesso para realização de leitura, prática da escrita e novos conhecimentos.