quinta-feira, maio 30, 2024
HomeDestaqueSaúde na Escola: Canaã inicia entrega de óculos para alunos da rede...

Saúde na Escola: Canaã inicia entrega de óculos para alunos da rede pública

Estela Cristina, o Welton Davi e a Jhuly Estefani, foram os primeiros estudantes a serem beneficiados com o início das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), em 2023. Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Canaã realizou a entrega de 42 óculos para alunos atendidos pela iniciativa, na Escola Municipal Sebastião Agripino, no bairro Novo Horizonte.

No total, 138 óculos serão entregues. A prefeita Josemira Gadelha participou da cerimônia, que contou com a presença de pais e responsáveis, estudantes e autoridades municipais.

estudantes são os primeiros a receber óculos do governo municipal

A ação é resultado do trabalho de acompanhamento oftalmológico do programa, que identificou os estudantes com dificuldades visuais, como miopia e astigmatismo. Eles foram encaminhados para exames mais complexos e receberam os devidos diagnósticos para serem confeccionados os óculos. Vale destacar que as armações, cores e detalhes foram escolhidos pelos próprios alunos.

Maria Lídia Peixoto é avó de aluno, e ficou muito agradecida pelos cuidados com os estudantes: “muitas famílias não têm recursos para realizar consultas, exames, comprar óculos. Em nome de todas as mães de Canaã dos Carajás, agradecemos ao governo municipal por enxergar nossos filhos e sempre dar o melhor possível”, disse.

PSE conta com atendimento odontológico em Canaã

Durante o evento, a coordenadora municipal do Programa Saúde na Escola, Jerlehnny Frazão revelou que, em 2022, o PSE atendeu 13.100 estudantes e, em 2023, a expectativa é de que 15 mil alunos participem da iniciativa. “Estamos muito felizes em iniciar as entregas. Temos três equipes itinerantes multidisciplinares, que visitarão todas as escolas. Estamos muito motivados para realizar todos os encaminhamentos de saúde necessários”, disse.

O secretário de educação Leonardo Cruz afirmou que Canaã dos Carajás tem o compromisso de desenvolver as pessoas na sua integralidade. “O programa é uma forma de realizar investimentos nas pessoas. Prevenir doenças e proporcionar que os alunos tenham a saúde necessária para absorver todo o conhecimento dado em sala”, disse.

imagens: Diego Barbosa

O secretário de saúde Marcos Paulo Silveira falou da expectativa sobre o PSE em 2023. “Crianças saudáveis conseguem ter melhor desenvolvimento do aprendizado. Canaã é pioneira no fortalecimento do PSE e, nesse ano, estamos mais fortes, vamos ampliar nossos atendimentos e lutar por crianças mais saudáveis em todo o município”, disse.

O vereador Miguel da Saúde, participou do evento e se colocou à disposição para apoiar as iniciativas para o bem-estar na Câmara. “A Saúde, a Assistência Social e a Educação andam juntas. E quando estão em cooperação, o resultado não pode ser diferente. Nosso PSE é prova disso. Temos um lindo programa que acolhe e cuida de milhares de jovens”, afirmou.

Fechando o evento, a prefeita Josemira Gadelha falou dos investimentos na educação realizados durante sua gestão, por exemplo, o Promipe que auxilia jovens com R$ 250 a R$500 reais para ajudá-los durantes a graduação. “Queremos uma cidade com qualidade de vida para todos. Precisamos garantir que as pessoas estejam bem cuidadas, e o PSE é um dos nossos principais programas. Nossas equipes multidisciplinares ajudam garantir o futuro por meio do bem-estar na sala de aula”, disse.

Programa Saúde na Escola em Canaã dos Carajás

Sob o tema “Nossa lição é cuidar do futuro”, o programa conta com equipes coordenadas de profissionais da odontologia, nutrição, psicologia, saúde – como enfermeiros, técnicos de enfermagem e oftalmologistas, fonoaudiologia e educação – para realizar o trabalho de avaliação, consultas, orientações e intervenções nos alunos da rede municipal de ensino e, posteriormente, da rede estadual.

Em 2022, mais de 13 mil alunos foram atendidos. A ação inclui a disponibilização de medicamentos, como vermífugos, exame para rastreio de hanseníase, atualização das cadernetas de vacina, avaliação nutricional e de acuidade visual. 

Quase 12 mil alunos passaram pelo teste visual e mais de 1,3 mil foram encaminhados para o oftalmologista para consultas. Também foi realizada a avaliação odontológica em mais de 12 mil alunos, com entrega de kits de higiene e escovação, aplicação de flúor e encaminhamento de mais de 700 para consultas com odontólogo.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular