terça-feira, março 19, 2024
HomeDestaqueCursinho pré-vestibular gratuito está pronto para começar em Canaã dos Carajás

Cursinho pré-vestibular gratuito está pronto para começar em Canaã dos Carajás

Na noite da última segunda-feira (27), cerca de 200 jovens e adultos reuniram-se no Espaço Araguaya, em Canaã dos Carajás, para celebrar a aula inaugural do curso pré-vestibular gratuito. As aulas oficiais têm início hoje (28) e vão até o mês de junho. O objetivo do programa é auxiliar os estudantes para se prepararem para o Enem e demais processos seletivos em 2023. O evento contou com a presença dos estudantes selecionados e respectivos familiares, da prefeita Josemira Gadelha e do secretário de educação Leonardo Cruz.

A iniciativa é gerida pela Secretaria Municipal de Educação e beneficia jovens de baixa renda. Conrado Santos foi um dos selecionados e não escondeu a alegria em participar do programa. “Vou participar do cursinho com minha esposa. Vamos viver o sonho de ingressar no curso superior juntos. Vamos fazer nossa parte e não desperdiçar a oportunidade”, afirmou.

Durante o evento, a coordenadora municipal de Ensino Superior Leuzilda Rodrigues afirmou que o município continua buscando parcerias com universidades para atrair novos cursos superiores na modalidade presencial para o município. “Estamos preparando a comunidade para os processos seletivos que virão. Ainda no primeiro semestre de 2023, teremos vestibular para os cursos de medicina veterinária e engenharias civil, elétrica e mecânica pela Unifesspa.  Biomedicina, fisioterapia, gastronomia e secretariado executivo trilíngue pela UEPA. Finalmente, os cursos de automação industrial e engenharia ambiental e sanitarista pelo IFPA”, concluiu.

O secretário de educação Leonardo Cruz afirmou que, no Brasil, o ingresso a educação de nível superior ainda é baixo e afirmou aos estudantes que Canaã está lutando para mudar esse quadro. “A cada 10 pessoas, apenas duas conseguem ingressar numa graduação. Por isso, estamos aqui para ajudá-los. Queremos contribuir para que vocês estejam preparados para os processos seletivos. Sonhem alto, persevere e contem conosco para auxiliá-los”, afirmou.

Encerrando o evento, a prefeita Josemira Gadelha contou um pouco de sua história de vida. “Eu estudei toda minha vida em escola pública e me orgulho disso. O caminho do sucesso é a educação. Estudem, tenham foco, abracem as oportunidades, tenham fé. Espero encontrar vocês na universidade”, afirmou.