terça-feira, março 19, 2024
HomeAlfabetizaçãoEducação de Canaã dos Carajás cria plano para recomposição da aprendizagem

Educação de Canaã dos Carajás cria plano para recomposição da aprendizagem

Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) será destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e iniciará no dia 8 de maio

Com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás desenvolveu o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). Destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a iniciativa vai recompor o aprendizado e nivelar o conhecimento dos alunos nas disciplinas de português e matemática. A ação iniciará no dia 8 de maio em toda a rede.

O PIP consiste na ampliação da carga horária diária das aulas em 50 minutos e contará com um material didático desenvolvido especificamente para a ação. O projeto é dividido em duas diretrizes: recomposição da aprendizagem para alunos com déficits e aprofundamento do conhecimento entre aqueles que estão com a aprendizagem consolidada. Além disso, a merenda escolar e o transporte serão ajustados para atender a extensão da carga horária.

Durante o período de intervenção, os alunos com deficiência continuarão a receber atendimento individual e em período integral durante as aulas do PIP por meio dos atendentes educacionais especializados.

Para garantir a efetividade do projeto, a equipe de coordenação técnica da Semed percorreu todas as escolas que receberão o PIP para informar as equipes escolares sobre a ação e fazer o reconhecimento das demandas e especificidades de cada unidade escolar.

Para os professores, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá formação continuada, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e garantindo um ensino de qualidade.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Cruz, acredita que é preciso avançar cada vez mais na qualidade do ensino: “desde a pandemia, o governo municipal esteve em busca de fornecer a melhor experiência de aprendizado aos alunos. Agora, com as aulas presenciais, é nosso dever nivelar o aprendizado e tornar todos os alunos proficientes nas disciplinas básicas que os capacitam para aprender as demais.”, concluiu.

Para maiores informações, os pais e responsáveis poderão procurar a coordenadoria das respectivas escolas para se inteirar dos cronogramas e alterações na rotina dos estudantes e colaborar com o processo de ensino e aprendizagem.