Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) será destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e iniciará no dia 8 de maio
Com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 no aprendizado dos alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás desenvolveu o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). Destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a iniciativa vai recompor o aprendizado e nivelar o conhecimento dos alunos nas disciplinas de português e matemática. A ação iniciará no dia 8 de maio em toda a rede.
O PIP consiste na ampliação da carga horária diária das aulas em 50 minutos e contará com um material didático desenvolvido especificamente para a ação. O projeto é dividido em duas diretrizes: recomposição da aprendizagem para alunos com déficits e aprofundamento do conhecimento entre aqueles que estão com a aprendizagem consolidada. Além disso, a merenda escolar e o transporte serão ajustados para atender a extensão da carga horária.
Durante o período de intervenção, os alunos com deficiência continuarão a receber atendimento individual e em período integral durante as aulas do PIP por meio dos atendentes educacionais especializados.
Para garantir a efetividade do projeto, a equipe de coordenação técnica da Semed percorreu todas as escolas que receberão o PIP para informar as equipes escolares sobre a ação e fazer o reconhecimento das demandas e especificidades de cada unidade escolar.
Para os professores, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá formação continuada, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e garantindo um ensino de qualidade.
O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Cruz, acredita que é preciso avançar cada vez mais na qualidade do ensino: “desde a pandemia, o governo municipal esteve em busca de fornecer a melhor experiência de aprendizado aos alunos. Agora, com as aulas presenciais, é nosso dever nivelar o aprendizado e tornar todos os alunos proficientes nas disciplinas básicas que os capacitam para aprender as demais.”, concluiu.
Para maiores informações, os pais e responsáveis poderão procurar a coordenadoria das respectivas escolas para se inteirar dos cronogramas e alterações na rotina dos estudantes e colaborar com o processo de ensino e aprendizagem.
É pelo fundamento