terça-feira, março 19, 2024

Conheça a rede > Ensino Fundamental

EMEB RONILTON ARIDAL DA SILVA (Grilo)

HISTÓRIA:

A Escola Municipal de Educação Básica Ronilton Aridal da Silva-Grilo, localizada na Rua W5, S/N, Bairro Nova Esperança I, em Canaã dos Carajás-PA, atende 685 crianças e adolescentes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, mantida pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, possui uma área total de 3.228,08 m². É a primeira do município a oferecer atendimento em tempo integral e em parceria com Polícia Militar do Estado do Pará. A Secretaria Municipal de Educação-SEMED, propôs construir uma proposta-político-pedagógica que instalasse uma ligação íntima com a comunidade, que propiciasse práticas coletivas, garantindo a participação de todos, tendo como foco ser um instrumento real de transformação social, espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros, favorecendo o desenvolvimento integral do aluno. Consolida-se então, a proposta para estender a jornada e a parceria com a Policia Militar-PMPA, sendo então criada em 18 de dezembro de 2018 e o funcionamento efetivo com a presença de alunos em 08 de abril de 2019.

As comunidades atendidas na instituição são preferencialmente provenientes dos bairros Residencial Canaã, um conjunto habitacional do Projeto Federal Minha Casa, Minha Vida e de mais dois bairros Nova Esperança 1 e 2 com características muito próximas. Os estudantes já eram da rede municipal de ensino, o que nos possibilitou a realização de um diagnóstico inicial mais rapidamente, já que foram encaminhados pelas escolas em que estudavam os dados referente ao 1º bimestre e de proficiência disponível pelos órgãos responsáveis pelas as avaliações externas. Os números nos revelaram um perfil que exigia de toda a equipe um trabalho que fosse dinâmico e que sobretudo resgatasse a autoestima de cada menino e menina que foram transferidos para a escola. No entanto, a convivência e o fazer pedagógico diário nos evidenciaram situações ainda mais complexas, que trouxeram reflexões e tomadas de decisões que efetivamente contribuíssem para formação da identidade escolar e o despertar do sentimento de pertencimento, tendo em vista o acolhimento de todos os alunos, mesmo de outros bairros e outras áreas do município na escola.

A partir do planejamento do Projeto Político Pedagógico-PPP as reais necessidades e prioridades da escola foram elencadas e buscou-se por uma didática que contemplasse a valorização da participação dos alunos nas decisões escolares, promovendo assim o protagonismo juvenil, o fortalecimento do diálogo e participação de toda a comunidade escolar (professores/alunos/famílias/servidores/militares/gestores) nas atividades e execução das ações, instigando a formação continuada para a mediação de conflitos. partindo da realidade social e cultural dos alunos, oferecendo aprendizagens significativas e aulas mais dinâmicas, que resgatassem a autoestima dos alunos, famílias e professores, promovendo o enriquecimento e trocas de conhecimento com relação às metodologias, conteúdos disciplinares e temas relacionados a qualidade na aprendizagem.

CONTATOS:
Endereço: Rua W5,s/n Bairro: NOVA ESPERANÇA I
Telefone da Escola: (94) 98438-8429 E-mail da Escola: emeb.roniltonsilva@semedcanaadoscarajas.pa.gov.br
Diretor(a): IRACEU COSTA JÚNIOR Secretário(a) Escolar: UICLEDI GARDENIA FERREIRA LIMA