terça-feira, março 19, 2024

Conheça a rede > Ensino Fundamental

NEI MARIA DOS MILAGRES OLIVEIRA VIANA

HISTÓRIA:
O Núcleo de Educação Infantil Maria dos Milagres Oliveira Viana é uma realização de sonho para o povo canaãense. Sua construção teve início no ano de 2014 a partir do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e com a contrapartida do município a obra foi finalizada no ano de 2020, tendo sua inauguração no dia 14 de agosto do referido ano. Tal ação no município veio para garantir o cumprimento do Plano Municipal de Educação que diz em sua meta 01 sobre “a garantia, dentro dos parâmetros nacionais de qualidade, da oferta de Educação Infantil em Creche”, assim como, prestar serviços à comunidade, dando melhores condições ao atendimento de crianças de 1 a 3 anos.
No dia 04 de novembro de 2020 foi lançada a Portaria de nº 017/2020 que estabelecia os procedimentos de normatização e padronização referentes à solicitação e ocupação de vagas da Educação Infantil – Creche (1, 2 e 3 anos) na Rede Pública Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás para o ano letivo de 2021. A partir dessa resolução teve início o processo de atualização cadastral e inscrições para concorrer vaga na Educação Infantil – creche nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal, que obedeceu às seguintes etapas:
1 – Atualização cadastral
2 – Inscrição
3 – Validação
4 – Classificação
5 – Matrícula
No dia 15 de fevereiro de 2021 deu-se início às matrículas do NEI Maria dos Milagres Oliveira Viana, concluindo mais uma etapa nessa jornada educacional.
O atendimento no citado Núcleo de Educação Infantil será para crianças de 01 a 03 anos de idade, promovendo o seu desenvolvimento integral, estimulando aprendizagem, as habilidades intelectuais, psíquicas, afetivas e sociais, desenvolvendo o equilíbrio entre cuidar e educar conforme estabelecidos na LDB (lei nº 9.394/96).
O NEI Maria dos Milagres Oliveira Viana ganhou esse nome em homenagem a professora Maria dos Milagres Oliveira Viana, que nasceu em 20 de dezembro de 1973 e tornou-se professora contratada pela prefeitura municipal de Canaã dos Carajás em 1998 lecionando em turmas de 1ª a 5ª série.
Concursou-se no dia 10 setembro de 2003, onde lecionou no primeiro Núcleo de Educação Infantil da Cidade, com o nome de “Menino Jesus”. Foi um exemplo de servidora, sempre se dedicando à educação dos nossos meninos e meninas.
No período de 2008 a 2017 exerceu a função de coordenadora pedagógica da EMEIF Benedita Torres. Uma carreira brilhante numa jornada de 21 anos. Veio a óbito no dia 02 de julho do ano de 2019, deixando saudade em todos que a conhecera.
Devido a Pandemia da COVID 19 o início das aulas no NEI Maria dos Milagres ainda está incerto.
Considerando a necessidade de isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia da COVID 19 e o consequente fechamento das Unidades escolares determinado por decreto estadual e municipal, a equipe do NEI Maria dos Milagres tem realizado um trabalho de preservação do ambiente escolar, assim como de preparação para o recebimento das crianças ao retorno das aulas presenciais.
O Núcleo conta com 121 crianças devidamente matriculadas, ocupando assim todas as vagas da instituição. Vale ressaltar que estas crianças matriculadas ainda não tiveram a oportunidade de ter um contado com o professor.
CONTATOS:
Endereço: RUA 5A  Bairro: RESIDENCIAL CANAÃ
Telefone da Escola: (94) 99240-3361 E-mail da Escola: nei.mariaoliveira@semedcanaadoscarajas.pa.gov.br
Diretor(a): LEIDIANE LEMOS DA SILVA Secretário(a) Escolar: ADRIANA MARIA MARTINS SILVA