terça-feira, abril 16, 2024
HomeAlfabetizaçãoProjeto de escola de Canaã é selecionado pelo programa Brasil na Escola

Projeto de escola de Canaã é selecionado pelo programa Brasil na Escola

A Escola Municipal Benedita Torres, em Canaã dos Carajás, foi uma das 54 selecionadas no Brasil na Escola, do governo federal, no eixo “Valorização de Boas Práticas”. O projeto selecionado é o “Ler Conecta”, que visa estimular a leitura e o conhecimento de novos autores e obras entre os alunos da escola.

Com a seleção, a escola pode receber recursos do governo federal para o aperfeiçoamento do projeto. No próximo dia 5 de agosto (sexta-feira), representantes da escola vão participar de uma reunião com a coordenação do programa para dar início aos próximos passos do processo.

Segundo a diretora da instituição, Elenjusse Martins, o “Ler Conecta” surgiu durante o período mais duro de enfrentamento à pandemia, com aulas remotas. De acordo com ela, a privação do contato físico e direto com os alunos intensificou “algumas dificuldades existentes em relação às práticas de leitura e escrita na escola”.

“O projeto visa preencher esta lacuna, desenvolvendo atividades ligadas à competência leitora e escrita de maneira a propiciar aos alunos uma variedade de gêneros e tipos textuais e autores diversos”, destaca a apresentação do “Ler Conecta”.

A intenção, segundo a diretora, é tornar a prática da leitura “uma constante no processo de ensino e aprendizado e que possa acompanhar os alunos por toda sua trajetória enquanto cidadãos”. Ela agradeceu a toda a comunidade escolar pelo empenho em torno do projeto.

Durante o período de aulas remotas, o projeto buscou incentivar a leitura por meio do uso das plataformas digitais e mídias diversas, mas também disponibilizou material impresso aos alunos com dificuldade de acesso digital.