quarta-feira, fevereiro 1, 2023
HomeDestaqueReformulado e ampliado, Saúde na Escola será lançado nesta segunda-feira em Canaã

Reformulado e ampliado, Saúde na Escola será lançado nesta segunda-feira em Canaã

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio de uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (03), anunciou que o novo Programa Saúde na Escola iniciará as suas atividades no município na próxima segunda-feira (07), começando pelas escolas Sebastião Agripino, Alexsandro Nunes e Carmelo Mendes.

O programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, está sendo renovado para inserção de mais atividades que visem cuidar da saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino. Em Canaã, o Saúde na Escola é um projeto da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação para fomentar a vigilância e a promoção de ações com o objetivo de avançar na saúde básica da população escolar.

Sob o tema “Nossa lição é cuidar do futuro”, o programa conta com equipes coordenadas de profissionais da odontologia, nutrição, psicologia, saúde – como enfermeiros, técnicos de enfermagem e oftalmologistas, fonoaudiologia e educação – para realizar o trabalho de avaliaçãoconsultasorientações e intervenções nos alunos da rede municipal de ensino e, posteriormente, da rede estadual.

Daiane Celestrini, Secretária de Saúde, ressalta a dedicação dos profissionais que serão enviados para o trabalho nas escolas. “Canaã é o único município que está colocando três equipes exclusivas para esse programa, por isso, acreditamos muito que vai dar certo”.

As unidades escolares atuarão vinculadas às unidades de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família) e atenderão os estudantes cadastrados no Saúde na Escola para a realização de exames e consultas. Após o diagnóstico, os alunos também receberão tratamentos e recursos adequados, como órteses e próteses.

A prefeita Josemira Gadelha ressalta a importância de direcionar políticas públicas para as escolas do município. “Entendemos que não tem como avançar, que não tem como seguir para essa Canaã 2035, para essa cidade que temos como lema, se nós não fizermos esse trabalho de prevenção, se nós não cuidarmos das nossas crianças e dos nossos jovens”.

A estimativa do governo é que cerca de 16 mil crianças e jovens, somando os alunos da rede municipal e estadual de ensino, sejam atendidos durante o programa Saúde na Escola. A expectativa é que o programa continue operando de forma contínua, como ressalta Roselma Milani, Secretária de Educação. “Não é um programa específico e exclusivo para esta temporada, é um programa que vai ser de serviço continuado na rede municipal, então, o ano inteiro nós vamos estar desenvolvendo ações até atingir 100% dos nossos alunos”.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular