terça-feira, março 19, 2024
HomeDestaqueSecretaria de Educação desenvolve curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo o PRO-MACC (Projeto Olímpico Municipal de Matemática de Canaã dos Carajás), que tem como objetivo ofertar aulas preparatórias para Olimpíada Brasileira de Matemática, bem como trabalhar a melhoria da qualidade da educação básica, a identificação de jovens talentos e o incentivo ao interesse pelas áreas científicas e tecnológicas no município.

Coordenado pelos técnicos da área de matemática, Prof. Carlos Rogério e Prof. Ritianne Oliveira, ligados à Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, o PRO-MACC conta com a colaboração de professores voluntários e acadêmicos do curso de Matemática da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) do Polo de Canaã.

O projeto baseia-se na experiência exitosa do município de Cocal dos Alves, no Piauí, referência nacional no ensino da matemática. As aulas preparatórias do PRO-MACC abordam conteúdos e questões mais avançadas para os 180 alunos matriculados da rede municipal. O programa será realizado em dois níveis: nível 1 – para alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental durante o período de realização da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP; nível 2 – para alunos do 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental também referentes à fase inicial da OBMEP.

O curso preparatório acontecerá aos sábados, no período matutino, na Escola Maria de Lourdes Rocha Rodrigues, localizada na rua Teotônio Vilela, número 285, bairro Maranhense.

Vale ressaltar que as aulas do projeto não substituem os conteúdos previstos no currículo letivo em sala de aula. O curso visa ser uma ferramenta complementar na motivação e na atribuição de novos significados e estratégias na aprendizagem dos alunos. “O preparatório para as Olimpíadas de Matemática contribuirá para uma nova fase do ensino da matemática”, destacam os técnicos Carlos Rogério e Ritianne Oliveira.