PROGRAMAS E PROJETOS EM ÂMBITO MUNICIPAL
1. Aprender Mais
Finalidade: Instituído através da Lei Municipal nº 868 de 14 de outubro de 2019, consiste em auxiliar nas ações didáticos-pedagógicas, das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal, sendo: monitores de Educação Especial, monitores de Educação Integral e mediadores da Aprendizagem, no suporte aos educandos dos níveis e modalidades desta rede de ensino.
2. Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem de Canaã dos Carajás (SAMACC)
Finalidade: Em cumprimento a determinação da Lei Municipal nº 679/2015, regulamentado por meio da Resolução nº 037/CMECC/2020 e do Decreto n° 1206/2021-GP/PMCC que “Fixa normas diretrizes para a implementação na Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem de Canaã dos Carajás – SAMACC”. O mesmo garante avaliação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com o desígnio de subsidiar o poder público municipal no monitoramento das práticas de ensino da Rede Pública Municipal de Educação para a promoção de políticas educacionais que possam contribuir para o alcance das metas de aprendizagens dos alunos.
3. Escola Interativa
Criatividade, colaboração e inovação na construção do conhecimento, como extensão do Programa de Inovação Educação Conectada do Governo Federal através do MEC, destinado a inserção de tecnologia digital nas atividades pedagógicas das escolas públicas da Rede de Ensino deste Município.
Finalidade: Ofertar alternativas pedagógicas que respeitem as potencialidades e necessidades dos discentes com a utilização de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação.
4. Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás – FLACC
Finalidade: Difundir e valorizar as práticas das instituições de ensino da rede pública municipal, suscitando nos munícipes a sensibilidade pela promoção da leitura, em suas múltiplas linguagens
5.Feira de Ciências
Finalidade: Valorização do processo de pesquisa e investigação científica no desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos.
6. Jogos Estudantis de Canaã dos Carajás – JOESCC
Finalidade: Promover a integração dos educandos das Escolas Municipais, particulares e estadual de Canaã dos Carajás – PA, pela efetiva participação de vivências da cultura corporal, desenvolvendo dessa forma os princípios de humanização, integração, participação, entre outros. Assim, quando vivenciam o jogo, as crianças, adolescentes e jovens são convidados a apreender saberes relacionados às dimensões motora, cognitiva, social, afetiva e cultural.
7. Jogos Paraescolares de Canaã dos Carajás
Finalidade: Motivar e envolver os alunos PCD’S da rede municipal de ensino, incentivando-os à prática esportiva como instrumento de inclusão social, além de contribuir na sua formação integral como ser social e participante, estimulando suas capacidades físicas e mentais.
8. Projeto Psicomotricidade na Educação Infantil
Finalidade: Promover atividades psicomotoras que permitam a exploração das possibilidades de gestos e ritmos corporais para que as crianças da Educação Infantil possam expressar-se na otimização de aptidões, nas três áreas (emocional, cognitiva e física), às brincadeiras e outras interações.
9. PROEFICC – Projeto de Educação Física Inclusiva de Canaã dos Carajás: “Quebrando Paradigmas”
Finalidade: Garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só dos estudantes com deficiências, mas de todos que fazem parte do processo educativo, como também, realizar as práticas de esportes e desenvolver atividades lúdicas e psicomotoras que, desenvolvem a coordenação motora fina e global, estruturação espacial, orientação temporal, lateralidade, estruturação corporal e as relações com a aprendizagem no contexto escolar.
10. Projeto: Qualificação em arbitragem das diversas modalidades esportivas
Finalidade: Garantir aos professores de Educação física da Rede municipal de ensino um processo de aperfeiçoamento dos saberes necessários às atividades desenvolvidas pelos educadores, em arbitragem das diversas modalidades esportivas.
11. Política de Educação em Tempo Integral
Finalidade: Implantação de escolas de Educação em Tempo Integral, primando pelas garantias de direito dos discentes.
12. Atendimento Pedagógico Domiciliar
Finalidade: Atender os discentes impossibilitados em frequentar as aulas regularmente devido a enfermidades e/ou deficiências que os impossibilitem a sair de suas casas, devido suas especificidades comprovadas em Atestado médico.
OLIMPÍADAS
1. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
Finalidade: Destina-se às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação -MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Divide-se em duas fases: 1ª grupo-alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos – EJA, 2ª grupo-estudantes dos anos iniciais: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
2. Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP)
Finalidade: Concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país. Uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC e do Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura
3. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Finalidade: Destinado a alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ainda a alunos do último ano do Ensino Médio. Objetiva a fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a propagação dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
3.1 Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
Finalidade: É realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. Objetiva a fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
4. Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)
Finalidade: É um evento técnico/científico, o qual objetiva despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
5. Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)
Finalidade: É a competição que seleciona os alunos para representar o nosso país na IJSO (Olimpíada Internacional Júnior de Ciências) e na OCJA (Olimpíada de Ciências Júnior Americana).
6. Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
Finalidade: É uma olimpíada de conhecimento para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, fundada como parte de uma iniciativa de pesquisadores na área de robótica, de instituições como ITA, UFRN, UNESP, FEI e FURG, a fim de difundir a robótica na sociedade brasileira. Objetiva a despertar e estimular o interesse pela robótica e áreas afins e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre a mesma, de forma lúdica.
7. Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB)
Finalidade: É um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.
8. Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr.)
Finalidade: É uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química-ABQ e coordenada anualmente pela Universidade Federal do Ceará-UFC e a Universidade Federal do Piauí-UFPI. É direcionada para estudantes devidamente matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, situadas em todo território nacional.
9. Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG)
Finalidade: Destinada a estudantes do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio. Os quais devem demonstrar capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado.