COMUNICADO OFICIAL

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio Secretaria Municipal de Educação, comunica a todos os pais, mães e responsáveis que, por motivos maiores, o acréscimo das aulas referentes ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) foi adiado para o início do mês de agosto, mas que as ações que já estão sendo desenvolvidas por meio do “Praticando IDEB” nas unidades escolares permanecem.

O Plano de Intervenção Pedagógica está estruturado em duas fases, sendo uma delas o desenvolvimento de ações com foco na prova do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, cujo objetivo é avaliar a qualidade da educação no país.

Neste âmbito, o material didático “Praticando IDEB” já foi distribuído aos estudantes e está sendo realizando um acompanhamento por parte da coordenação técnica dos Anos Iniciais, de Língua Portuguesa e de Matemática, referente a implementação dos planos de ação, planejamento e desenvolvimento de aulas, cronograma de aplicação de simulados e palestras com os educandos. Essas atividades ocorrerão ao longo deste ano letivo, tendo como foco os alunos do 2º, 5º e 9º anos e a consolidação das aprendizagens, principalmente, em relação aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

A partir de agosto, será colocada em prática a segunda fase do Plano, referente à recomposição da aprendizagem, com o acréscimo das aulas na rotina escolar dos educandos do 1º ao 9º ano. A prorrogação atende a necessidade de revisão do planejamento das atividades da Secretaria Municipal de Educação.

Reforçamos que essa mudança não afetará a qualidade do processo educativo, mas é uma adaptação necessária para garantir que a implementação do Plano ocorra de forma eficiente e eficaz. É importante lembrar que a educação é uma área complexa e que a tomada de decisões pedagógicas deve ser cuidadosa e baseada nas especificidades de cada unidade escolar.

Certos da compreensão de todos, a secretaria agradece a participação de cada pai, mãe e responsável que esteve presente nas reuniões que foram realizadas nas escolas, e também estende os agradecimentos às equipes gestoras, professores e demais funcionários das escolas da rede de ensino.

IMPORTANTE: Iniciaremos as aulas do Plano de Intervenção Pedagógica em 03 de agosto de 2023, juntamente com o início do segundo semestre. O Plano manterá a mesma proposta já apresentada aos pais, com o acréscimo de uma aula de 50 minutos diariamente.