quinta-feira, maio 2, 2024
HomeDestaqueElenjusse Martins é eleita educadora do ano com projeto inovador em Canaã...

Elenjusse Martins é eleita educadora do ano com projeto inovador em Canaã dos Carajás

Gestora escolar participará de entrevista, ao vivo, no programa Melhor da Noite, na TV Band

Um dos reconhecimentos mais importantes da educação brasileira foi conquistado pela gestora escolar Elenjusse Martins da Silva Soares, ontem (25), em São Paulo. Ela recebeu o Troféu Educador do Ano, na 25ª edição do prêmio Educador Nota 10, iniciativa do Instituto Somos em parceria com a Fundação Victor Civita. Em andamento há três anos, o projeto ‘Ler Conecta’, de sua autoria, foi implementado na Escola Municipal Benedita Torres, visando reatar os laços dos estudantes com a escola no período da pandemia em Canaã dos Carajás.

Na noite de premiação, Elenjusse já havia conquistado o primeiro lugar na categoria inovação e tecnologia, um dos três eixos temáticos do prêmio. Entretanto, o projeto tinha potencial para mais e a educadora venceu o prêmio máximo do evento. “Gratidão aos meus colegas de trabalho, alunos, pais e responsáveis e poder público, pois juntos realizamos um feito incrível pela educação. Engajamos meninos e meninas na leitura, resgatamos o amor pelo aprender e o compromisso de estarem na escola. O projeto continua em andamento e desperta o interesse de

muitos gestores de todo o país.”, disse emocionada.

Os nove educadores vencedores foram homenageados no teatro B32 em São Paulo

Como resultado, a servidora pública de Canaã dos Carajás conquistou uma bolsa integral de pós-graduação, R$ 25 mil, acesso gratuito à plataforma Profs por 24 meses e uma doação de R$ 25 mil em produtos e serviços à Escola Benedita Torres.

A prefeita Josemira Gadelha disse que Elenjusse é um exemplo de amor pelo ensino. “Que orgulho ser gestora de um município onde vivem pessoas excepcionais. O projeto Ler Conecta é a prova de que podemos ir longe. Muito obrigado Elenjusse por ser uma mente inquieta, movida pela paixão de educar.”, concluiu.

o secretário de educação Leonardo Cruz prestigiou o evento

Hoje (26), a diretora escolar conversa, ao vivo, com os apresentadores Glenda Kozlowski e Zeca Camargo no programa Melhor da Noite, na TV Band. Ela contará sobre a experiência vivida em Canaã dos Carajás.

Projeto Ler Conecta surgiu no cenário pandêmico

Com apoio da prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Educação, a professora envolveu e mobilizou professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo de todos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres que, no período de isolamento social devido à pandemia, foi transformada em hospital de campanha.

Segundo a diretora, “a escola era vista como um lugar de dor e morte, as famílias faziam referência ao vírus da Covid-19”. Nesse contexto, foi concebido o projeto, que visou reconectar os alunos à escola, com a realização de rodas de leitura virtuais, biblioteca virtual, clube da leitura, sessão de cinema e um jornal escolar mensal.

E o projeto reuniu escritores renomados, como Sônia Rosa, Ricardo Azevedo e Lalau e Laurabeatriz que, por meio de lives com os alunos, realizaram atividades que fomentaram a leitura e buscaram resgatar o desejo dos alunos pelo dia-a-dia em sala de aula.

Como resultado, a Escola Benedita Torres conseguiu reduzir a evasão escolar e as faltas no período pandêmico, melhorou os índices de leitura e escrita entre os alunos e tornou-se modelo a ser replicado nas escolas de Canaã dos Carajás e no país. “Frequentemente, somos contactados por outras escolas para conhecerem e aplicaram algumas das ações que desenvolvemos aqui”, revelou Elenjusse.

Veja imagens do projeto Ler Conecta, desenvolvido em Canaã dos Carajás

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Em 2023, o Prêmio passou a ser organizado pelo Instituto Somos, uma organização sem fins lucrativos mantida pela Somos Educação, uma das maiores de educação básica do país.

O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 24 edições anteriores, foram premiados 331 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,2 milhões em prêmios no total.

A novidade da edição de 2023 é o seu alinhamento com Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Em consonância com esses valores, as temáticas da 25ª edição do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.