quinta-feira, maio 30, 2024
HomeCapacitaçãoMais de 2000 servidores participaram da 1ª Jornada Pedagógica de 2024

Mais de 2000 servidores participaram da 1ª Jornada Pedagógica de 2024

O evento tem como objetivo a formação continuada dos profissionais da educação

A Primeira Jornada Pedagógica de 2024 em Canaã dos Carajás foi um marco de integração e aprendizado para os profissionais da educação. O evento proporcionou um ambiente enriquecedor, onde os educadores puderam compartilhar experiências, discutir práticas pedagógicas inovadoras e se preparar para mais um ano letivo. Com o tema “As competências socioemocionais e seus impactos no Ensino e Aprendizagem”, foram realizadas palestras motivacionais com a ilustre Leila Navarro e com o escritor Israel Boniek, abordando a importância do cuidado com a saúde mental no desempenho profissional e no processo de aprendizagem dos alunos.

A Jornada se dividiu em duas etapas, envolvendo todos os profissionais da educação: equipes de apoio, funcionários terceirizados, equipe pedagógica de todas as áreas do conhecimento, com destaque para a equipe gestora, que teve formação específica sobre gestão escolar e afetividade; agentes de biblioteca com uma formação voltada para o ato de contar histórias. “Esse momento é um reflexo do compromisso da comunidade educacional em promover a excelência no ensino. Estamos nos preparando para os desafios e oportunidades que o futuro reserva”, declarou a professora Aline Viana.

Um dos destaques foi a parceria com a Unifesspa, que promoveu palestras com as temáticas de educação antirracista; ensino de matemática na perspectiva inclusiva e elaboração de material adaptado, promovendo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o evento, a Secretaria de Educação apresentou uma retrospectiva com as ações realizadas em 2023, onde foi implantada a organização do planejamento de aula por componente curricular e em rede para os anos finais, sendo conduzido pelos coordenadores técnicos pedagógicos. Além disso, o município implementou e criou programas educacionais que proporcionam oportunidades de ensino e aprendizado que vão além do currículo básico, abrangendo habilidades sociais, cidadania, tecnologia e artes. São eles:

SAMACC
O instrumento objetiva avaliar a aprendizagem dos alunos da educação básica do município e contribuir para melhoria da sua qualidade.

Plano de intervenção pedagógica (PIP)
É a Recomposição da Aprendizagem – alunos do 1° ao 9° ano cujas habilidades e competências não foram consolidadas no período pandêmico.
Praticando Ideb – Coordenadores Técnicos de Matemática e Língua Portuguesa desenvolveram ações com os professores e alunos (2°, 5° e 9° anos), com foco no Saeb.

PROMACC
Programa preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – alunos dos Anos Finais, que resultou em 17 medalhas para Canaã dos Carajás.

PSE
O Programa Federal conta com equipes coordenadas de profissionais da odontologia, nutrição, psicologia, saúde – como enfermeiros, técnicos de enfermagem e oftalmologistas, fonoaudiologia e educação – para realizar o trabalho de avaliação, consultas, orientações e intervenções nos alunos da rede municipal de ensino. No município foram realizados 13.212 atendimentos e 6.496 encaminhamentos.

Alfabetiza Pará
Programa promovido pela Secretaria de Educação do Estado que auxilia no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. Em Canaã dos Carajás, o programa atendeu 2.806 alunos da rede pública de ensino.

Trilhos da Alfabetização
O Programa da Secretaria de Estado de Educação fornece, em regime de colaboração, ferramentas técnicas, pedagógicas e financeiras para garantir que todas as crianças até 8 anos sejam plenamente capazes de ler e escrever.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular