sábado, abril 27, 2024
HomeAlfabetizaçãoGestores participam de formação sobre aprendizagem em parceria com a Vale

Gestores participam de formação sobre aprendizagem em parceria com a Vale

Canaã dos Carajás sedia as palestras presenciais, com a presença de gestores também de Curionópolis. As atividades ocorrem no centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cemforpred)

Gestores e vice-gestores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de Canaã dos participam nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) da 1ª Formação Presencial Gestores, que é parte do projeto Trilhos da Alfabetização, desenvolvido em parceria com a mineradora Vale.

Canaã dos Carajás sedia as palestras presenciais, com a presença de gestores de Curionópolis. As atividades ocorrem no centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cemforpred).

Nesta quinta-feira, pela manhã, os participantes acompanharam a palestra da professora Mestre Lucinelda Dettmann, voltado para tecnologia educacional. À tarde, o tema escolhido foi a gestão de pessoas.

Além das formações de gestores, já foram realizadas nesse ano, formações presenciais de professores, acompanhamentos pedagógicos, atividades socializadoras com a presenças dos pais dos alunos, a entrega de almanaques e a reposição de jogos pedagógicos. Também no último dia 19, reunião técnica com a SEMED de Canaã dos Carajás discutiu a Fase 2 do projeto -“Praticar para Avançar” .

Nessa etapa será realizado o assessoramento técnico junto às redes de ensino, onde consultores experientes em gestão educacional compartilham boas práticas e apoiam nos planos de ações municipais. Através de diagnósticos produzidos em conjunto com as Secretarias, os consultores definem com os gestores, estratégias de ação local e apoiam no seu desenvolvimento. Essa assessoria contribui para fortalecimento da gestão e consequentemente para melhoria dos resultados de aprendizagem.

Trilhos da Alfabetização

O projeto Trilhos da Alfabetização é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com e as prefeituras de oito municípios do sudeste do Pará, por meio de suas secretarias de educação, e a Fundação Getulio Vargas (FGV), com investimentos da empresa Wheaton Precious Metals e do BNDES por meio do Fundo Socioambiental.

Nos municípios, o projeto soma esforços com o Alfabetiza Pará, programa da Secretaria de Estado de Educação que fornece, em regime de colaboração, ferramentas técnicas, pedagógicas e financeiras para garantir que todas as crianças de até 8 anos sejam plenamente capazes de ler e escrever.