*Texto de Karol Paixão (estagiária), com revisão de Safira Pinho e supervisão de Sheila Faro
Seis escolas do município foram selecionadas para participar da 6ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional
A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo essencial para o desenvolvimento saudável e o bem-estar dos estudantes. A edição de 2024 tem como tema central a alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil. Nesta edição, seis escolas do município de Canaã dos Carajás foram selecionadas para a fase final.
Foto: Diego Barbosa
A diretora Analice Palmeira, do Núcleo de Educação Infantil Maria dos Milagres, uma das escolas selecionadas no projeto, fala sobre a importância da alimentação na principalmente na fase infantil. “A alimentação saudável é fundamental na vida das crianças, principalmente na fase inicial, e foi com esse objetivo que abraçamos o projeto. Levamos a proposta para as nossas cozinheiras e professoras e realizamos a ação.”, declarou.
Foto: Diego Barbosa
O projeto da jornada alimentar abordou quatro temáticas com as crianças ao longo do ano. “Falamos um pouco sobre alimentação saudável, sobre as receitas vindas dos alimentos naturais. Na última atividade, fizemos um bolo de milho juntamente com as crianças na sala de aula; tudo foi preparado por elas com a ajuda das professoras, e o bolo foi assado.”, declarou Analice Palmeira.
Foto: Diego Barbosa
Canaã tem investido em uma refeição de qualidade para as crianças. Quinze famílias de cinco comunidades que fazem parte do programa Agricultura Familiar fornecem alimentos para as escolas. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) possui uma equipe técnica com profissionais de nutrição que elaboram mensalmente um cardápio diversificado, considerando a faixa etária dos alunos, a modalidade de ensino e a permanência na escola. Vale ressaltar também que os cardápios escolares são adaptados às necessidades alimentares especiais, como alergias, intolerâncias, necessidades dietéticas específicas e outras restrições alimentares.
Foto: Diego Barbosa
A educação alimentar e nutricional na infância é um tema central para o desenvolvimento saudável das novas gerações. Esse período da vida é decisivo para a formação de hábitos que podem se perpetuar ao longo da vida adulta, influenciando diretamente a saúde e o bem-estar.
“As crianças são muito pequenas, porém se destacam em tudo que realizam; são capazes de transformar o que é passado a elas com muita facilidade.”, afirmou a diretora do NEI Maria dos Milagres.
A merendeira tem um papel muito importante nessa formação consciente, que vai além da cozinha; ela é uma educadora que influencia positivamente a relação dos alunos com a alimentação. A cozinheira escolar Edna Carvalho de Azevedo expressou seu sentimento ao fazer parte do projeto. “Como cozinheira, estou muito feliz. Faço com amor e carinho o almoço das crianças. Foi um projeto muito bom, e fico muito feliz e grata por saber que nossa escola foi selecionada.”, afirmou.
Foto: Diego Barbosa
Mensalmente, a SEMED realiza visitas técnicas com nutricionistas em unidades escolares, o que é fundamental para garantir a qualidade, segurança e adequação dos alimentos oferecidos aos estudantes. A supervisão desempenha um papel essencial no controle de processos alimentares, assegurando que a alimentação escolar atenda às necessidades nutricionais das crianças, além de cumprir as normas sanitárias.
Foto: Diego Barbosa
A nutricionista Andréa Pinto da Silva fala sobre a importância dos trabalhos realizados nas escolas. “A vistoria técnica é essencial para assegurar que a alimentação oferecida nas unidades escolares não apenas seja saborosa, mas também nutritiva, segura, higiênica e adequada às necessidades específicas dos alunos. Isso contribui para um ambiente escolar mais saudável, com impacto direto no bem-estar físico e no rendimento acadêmico dos estudantes.”, afirma.
O NEI Irani Vieira da Silva também foi uma das escolas selecionadas pela Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, e a orientadora pedagógica Dalia Souza Fernandes expressou seu sentimento por fazer parte do projeto. “Ficamos felizes; tivemos vários momentos de aprendizagem juntamente com as crianças, o que veio para enriquecer. É lindo vê-los se alimentando de forma saudável e gostando; foi gratificante.”, afirmou.
O conhecimento foi transmitido de maneira lúdica às crianças, mostrando como prevenir doenças associadas à má alimentação, como obesidade e diabetes, enquanto se incentiva uma relação saudável e positiva com os alimentos. “Mostramos para eles, em roda de conversa, por que deveriam comer banana, maçã, legumes e que nosso corpo necessita desses nutrientes.”, ressaltou Dalia Fernandes.
Foto: Diego Barbosa
A alimentação escolar não é apenas um momento de refeição, mas uma oportunidade educativa para ensinar sobre equilíbrio alimentar, redução do desperdício e preservação dos recursos naturais. Por meio da participação ativa de estudantes, educadores e merendeiras, é possível integrar práticas que estimulam escolhas mais conscientes.
Conheça as escolas selecionadas em Canaã dos Carajás:
• EMEF Benedita Torres
• EMEF Carmelo Mendes da Silva
• EMEIF Raimundo de Oliveira
• EMEF Maria de Lourdes Almeida
• NEI Irani Vieira da Silva
• NEI Maria dos Milagres Oliveira Viana
• NEI Édson Pedro da Silva
• EMEIF Adelaide Molinari