terça-feira, março 19, 2024

Conheça a rede > Ensino Fundamental

CMEJA JOSÉ DE DEUS ANDRADE

HISTÓRIA:

O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA surgiu no ano de 2008, criado pelo Decreto Municipal nº 275/2008 do dia 05/03/2008. Em 2011, passa a chamar-se Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CMEJA: José de Deus Andrade, através do Decreto nº 536/2011 que dispôs a paralização compulsória do Centro de Educação de jovens e Adultos – CEJA e dá outras providências.

Por meio da Lei Municipal nº 262/2011 recebeu este nome em homenagem ao Senhor José de Deus Andrade, um dos moradores pioneiros desta cidade, que nasceu no dia 05 de maio de 1.950 em Bonfinópolis – Minas Gerais e faleceu em 07 de janeiro de 2010 com 59 anos. Casou-se no ano de 1971 com Porcina Amorim de Andrade, com a qual teve seis filhos. Migraram para Canaã dos Carajás no ano de 1986, morou no Sítio Buriti (Fazenda Três Braços) município de Canaã dos Carajás. Em virtude da implantação dos projetos da Companhia Vale em 2005, a família foi indenizada, e posteriormente mudou-se para a zona urbana de Canaã dos Carajás, onde permanece até hoje na Rua Ulisses Guimarães nº.  578 – Centro.

A família do Sr. José de Deus é evangélica e reside há mais de 26 anos neste município. José de Deus participou do primeiro plebiscito, fazendo parte das reuniões agrícolas e demais atividades do Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins – GETAT, contribuindo assim para a emancipação de Canaã dos Carajás, elegendo o primeiro prefeito: Cimar Gomes da Silva.

A área onde está sediado o CMEJA, localizada no bairro Vale Dourado, foi doada pelo senhor Francisco Patrocínio, mais conhecido como Francilei, amigo particular do senhor José de Deus. Como donatário, senhor Francilei fez a solicitação à prefeitura que a unidade de ensino recebesse o nome do falecido amigo.

A partir do início de 2016, a Instituição passou a receber turmas de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental, isso ocorreu devido à Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Romana dos Santos, situada no Bairro Parque dos Ipês, Rua do Lírio Branco s/n, não dispor de salas de aulas para comportar as respectivas turmas. Assim, utilizando-se da Resolução 026/2015 do Conselho Municipal de Educação – CMECC que trata sobre o Sistema de Nucleação a qual permitia o funcionamento de turmas em escolas anexo, houve uma mudança de professores e alunos para a nova escola sem que perdessem seu vínculo com a escola anterior, dessa forma, transcorreu-se o ano letivo sem maiores dificuldades.

Ao iniciar o ano letivo de 2017, as escolas que possuíssem turmas em anexo (zona urbana) teriam de retorná-las para suas dependências, sob pena de não poderem renovar suas autorizações de emissão de certificados. Como na Escola Francisca Romana dos Santos não havia salas de aula suficientes para receber novamente seus alunos que estavam nas escolas anexo, houve algumas reuniões onde foram colocadas essas questões diante da comunidade de gestores, educadores e educandos.  Os debates foram se intensificando, sem que surgisse uma solução definitiva, o CMEJA, que já se voltava para a educação de jovens e adultos nos períodos vespertino e noturno, junto à comunidade escolar, teve-se a iniciativa de ofertar turmas para as séries de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental.

Levando em conta as situações descritas anteriormente, a transferência de professores e alunos para a nova instituição foi tranquila pois, os mesmos já conheciam as dependências, os servidores e a localização da mesma. O trabalho pedagógico passa a atender diversas fases do desenvolvimento humano: adolescentes, jovens e adultos.

CONTATOS:
Endereço: RUA JOSE ANDRADE Bairro: VALE DOURADO
Telefone da Escola: (94) 991335613 E-mail da Escola: cmeja.joseandrade@semedcanaadoscarajas.pa.gov.br
Diretor(a): KATIA MARIA AUGUSTA DOS REIS Secretário(a) Escolar: MARCILANE RIBEIRO BISPO