terça-feira, março 19, 2024

Conheça a rede > Ensino Infantil e Fundamental

EMEIF MAGALHÃES BARATA

HISTÓRIA: 

Em meados dos anos de 1.985, haviam vários colonos oriundos de diferentes estados como: Tocantins, Goiás e etc., com filhos em idade escolar, tendo essa demanda de crianças foi solicitado ao GETAT a possível construção de uma escola para atendimento do público em questão.

Ao perceberem que não seriam atendidos se mobilizaram e apoiaram o Senhor José Pereira Cruz que cedeu sua residência por um período de 2 anos para que essas crianças pudessem ter acesso ao ensino aprendizagem. Nesse período, chegou ao povoado a professora Luzenir Ribeiro Barbosa, que recebia pagamento pelos pais dos alunos, sendo uma turma multisseriada com 14 crianças que funcionava no período matutino.

Logo após o surgimento da Vila Feitosa, com a união da comunidade local, construiu-se um barracão com materiais doados pelo então candidato a deputado Geovane Queirós e pelo GETAT, neste período a escola passa a funcionar no referido galpão onde funcionava também a Igreja Assembleia de Deus, sob a responsabilidade da professora Luzenir Ribeiro Barbosa, e tendo também como professoras Maria José Filha, Ivone Maria da Luz e Neide Xavier Chaves. Já com aproximadamente 40 alunos, a escola que antes era particular, passa a ser pública sob responsabilidade do município de Marabá. Neste mesmo tempo foi implantado na escola o Movimento Brasil Alfabetizado – Mobral.

Segundo relatos de antigos funcionários e moradores da vila, a primeira merendeira foi Maria Patrocínio, a qual enfrentou dificuldades para trabalhar, pois na escola não existia fogão nem panelas, tendo que fazer merendas em trempes de pedras com panelas emprestadas. Posteriormente a função de merendeira passou a ser de Genésia Luca de Sá e os primeiros vigias foram Irani Vieira, Laércio de Castro e Cícero Pereira da Silva. A partir daí a escola passa a ser de responsabilidade do Município de Parauapebas na gestão do Chico das Cortinas que mandou derrubar o barracão e construiu uma escola com formato arredondado composta por 3 salas. Na época, a escola estava sob a responsabilidade da professora Neide Xavier Chaves.

Com base em arquivos da escola referente ao ano de 1987 as primeiras professoras foram Dileuza José dos Santos Jardins e Creuza Aparecida de Carvalho Santos, coube a Luzeni Ribeiro Barbosa a responsabilidade da escola nos anos de 1987 a 1989. Em 1988, trabalharam as professoras Luzeci Ribeiro Barbosa e Luzeni Ribeiro Barbosa que acumulou as funções de professora e responsável pela escola.

CONTATOS:
Endereço: VILA FEITOSA Bairro: ZONA RURAL
Telefone da Escola: (94) 99192-6763 E-mail da Escola: emeif.magalhaes@semedcanaadoscarajas.pa.gov.br
Diretor(a): DOUGLAS RODRIGUES DE SOUZA Secretário(a) Escolar: VIVIANE SILVA DIAS