terça-feira, outubro 22, 2024
HomeDestaqueDe olho no mercado de trabalho: Estudantes da EJA farão curso profissionalizante

Prefeitura de Canaã e Instituto Federal do Pará firmam parceria para oferta de curso de soldador

O que antes era apenas um sonho para muitos estudantes agora se torna uma realidade: a oportunidade de fazer um curso técnico e ingressar no mercado de trabalho. Lucas Barbosa, de 17 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é um dos 30 alunos que iniciará o curso de “Soldador Tubular em Aço Carbono”, oferecido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás.

Foto: Carol de Andrade

“Estou muito feliz, pois não é em qualquer lugar que se oferece esse curso de forma gratuita. Temos que aproveitar essa qualificação para nos prepararmos para o mercado de trabalho”, destacou o jovem.

A aula inaugural ocorreu na quarta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Luceni Lázara da Costa Ribeiro, coordenadora técnica pedagógica da EJA, participou da cerimônia e ressaltou a importância dessa formação para os estudantes. “Esse curso atende a uma demanda local identificada, oferecendo novas oportunidades. Os alunos terão aulas regulares durante a semana e, aos sábados, participarão dessa qualificação, o que contribui diretamente para sua formação.”

Foto: Carol de Andrade

A diretora do IFPA, Vanessa Moreno, destacou a relevância da formação profissional aliada ao desenvolvimento da cidade e da região. “O curso visa permitir que os alunos do ensino fundamental saiam com uma formação técnica, facilitando sua entrada em um mercado de trabalho mais competitivo. Além da mineração, vemos demandas em outras áreas, como a ambiental, o que abre diversas portas para esses estudantes, com cursos ofertados por uma instituição federal”, ressaltou.

Foto: Carol de Andrade

O secretário municipal de educação, Leonardo Cruz, enfatizou os investimentos do município na educação. “Estamos investindo na educação básica, profissional e superior. Hoje, iniciamos esse processo com o curso de soldador, com foco em jovens e adultos, que terão a oportunidade de se qualificar em uma instituição renomada, melhorando suas chances de emprego e renda no município”, afirmou.

Foto: Carol de Andrade

O curso “Soldador Tubular em Aço Carbono” tem duração de seis meses com direito a certificação emitida pelo IFPA. Durante a solenidade os estudantes receberam kit escolar.

Sobre a EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que permite aos estudantes retomar e concluir seus estudos, promovendo, assim, qualificação para melhores oportunidades no mercado de trabalho e uma maior compreensão de sua cidadania. Em Canaã, as instituições municipais que oferecem a EJA no Ensino Fundamental atendem à terceira etapa (equivalente ao 6º e 7º ano) e à quarta etapa (equivalente ao 8º e 9º ano) para pessoas a partir de 15 anos.