Tradição no município, evento antecede ano letivo
O ginásio Elson Ferreira Gomes, localizado no bairro Santa Vitória, estava repleto de profissionais da rede pública de educação de Canaã dos Carajás. Professores, diretores, formadores, orientadores e demais servidores participaram da abertura da Jornada Pedagógica 2025. Com o tema, “Canaã dos Carajás: cidade educadora e intercultural”, a Secretaria Municipal de Educação promove até o dia 18 de janeiro, palestras, oficinas e formações, visando preparar os profissionais para os desafios do período escolar que se inicia nesta segunda-feira (20).
A programação tem destaque para a presença de três palestrantes, especialistas em educação: a doutora em linguagem e educação pela USP, Maria Paula Parisi Lauria, o doutor em educação pela Universidade Federal de Alagoas, Fabson Calixto da Silva e o pós-graduado em gestão escolar pela USP, Juvenal Soares Coelho da Fonseca.
“A escola é pluriversal. E as diferenças podem ser um ponto de partida para promover equidade. É preciso pensar como a escola pode recuperar a identidade de povos marginalizados. As diferenças desses povos marginais são essenciais para o processo educativo, considerando os seus conhecimentos, os seus saberes, as suas culturas que foram produzidos ao longo da história para a gente não pensar numa homogeneidade, mas de que esses sujeitos têm direitos e esses direitos devem ser garantidos dentro da escola”, afirmou Fabson Calixto, que também é professor de sociologia e pesquisador das questões ético-raciais na educação.
Em discurso, o secretário de Educação de Canaã dos Carajás, Leonardo Cruz, defendeu a importância da Jornada Pedagógica como instrumento inspirativo para os servidores. “Canaã é uma cidade jovem. Com uma população diversa, é um ponto de encontro cultural. Queremos construir uma cidade educadora, democrática e inclusiva. Para isso, precisamos que o professor, o gestor, o agente patrimonial e todos que fazem a educação estejam comprometidos com um futuro mais participativo”, afirmou.
Atualmente, Canaã dos Carajás possui cerca de 18 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, 26 escolas em funcionamento, sendo 19 na zona urbana e seis na rural. Estão em construção, cinco Núcleos de Educação Infantil e seis escolas de educação básica para absorver a demanda.