terça-feira, outubro 22, 2024
HomeDestaquePlanetário Professor Grazianne Jefferson Medina de Almeida celebra um ano de funcionamento

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará nesta quinta-feira, às 8h, um cerimonial que celebra o primeiro aniversário do Planetário Professor Grazianne Jefferson Medina de Almeida.

Na inauguração, há um ano, todo o público presente pôde contemplar o fenômeno do Eclipse Anular e com tecnologia 4k, o Planetário contribuiu com o Observatório Nacional fornecendo imagens gravadas deste fenômeno.

O planetário tem tecnologia para simular o espaço, por meio de uma máquina que projeta diferentes objetos celestes. O domo possui 11 metros de comprimento e capacidade para 96 espectadores.

O espaço conta com a direção do Professor Edvaldo Pereira que conduz os trabalhos junto a uma equipe de 11 servidores realizando atendimentos de segunda a quinta-feira das 8h às 18h com intervalo de almoço, na sexta-feira o atendimento vai até as 20h e há uma programação com horários destinados ao público externo nas quintas, sextas e domingos.

Foto: Diego Barbosa

Ao todo, já passaram pelo Planetário, cerca de 5.500 estudantes e 950 pessoas do público externo. Vale ressaltar que além dos estudantes da Rede Pública Municipal, a Rede Estadual, Privada e equipamentos públicos como FUNCEL, CRAS e CECON, também tem feito uso deste espaço de aprendizagem. Sem contar com as visitas de estudantes e visitas técnicas de outros municípios como: Parauapebas, Xinguara e Ourilândia Do Norte.