sexta-feira, maio 3, 2024
HomeDestaqueAlegria e animação marcam a abertura da 9º edição dos Jogos Estudantis...

Alegria e animação marcam a abertura da 9º edição dos Jogos Estudantis em Canaã

Neste ano, 20 escolas estão participando da rede municipal, estadual e privada

Torcida animada e jogadores em aquecimento na quadra. De longe, era possível observar a alegria e a vibração dos estudantes para a abertura da 9ª edição dos Jogos Estudantis de Canaã dos Carajás (Joescc), que ocorreu neste sábado, 20 de abril, no Ginásio Antonio Chorão. A estudante e jogadora da escola municipal CMEJA José de Deus Andrade, Any Costa, de 14 anos, participa pela terceira vez do evento esportivo e conta como é viver esse momento.

“Quando a gente entra na quadra, a gente sente aquela vibração, que só nós que jogamos sabemos como é essa sensação. O coração acelera, a gente chora, não é de tristeza. É uma alegria dentro de nós! Ano passado fomos campeões e esse ano pretendemos levar novamente esse título.”

A estudante e jogadora, Maria Eduarda da Silva, da escola estadual Irmã Laura de Martins Carvalho, está participando pela primeira vez do Joescc na modalidade voleibol e ressaltou como está sendo essa experiência. “Eu nunca joguei, então dá um frio na barriga, mas é muito legal estar aqui, participando. Espero que a gente ganhe, boa sorte para todo mundo”, finalizou.

Foto: Diego Barbosa

No total, 20 escolas estão participando, entre municipais, estaduais e da rede privada, dos jogos nas modalidades: voleibol, handebol e futsal, trazendo maior integração na comunidade escolar. “Hoje, é a culminância daquilo que os alunos praticam dentro das escolas. Então, eles têm todo um trabalho dentro das modalidades esportivas e a gente sabe que no Brasil é muito forte a prática esportiva. Momento para que os alunos possam também expressar a questão da saúde, que é muito importante, atividade física é vida”, ressaltou o coordenador dos Jogos Estudantis, Fernando Milhomem.

Durante a abertura dos jogos, houve apresentações artísticas dos alunos das escolas municipais, além da presença da prefeita Josemira Gadelha, do vice-prefeito Zito Augusto Correa e do secretário municipal de Educação, Leonardo Cruz. Os Jogos Estudantis serão realizados dos dias 20 e 27 de abril e 04 de maio, a primeira etapa.

As partidas acontecerão nas unidades polo: Viver e Conviver, Francisca Romana dos Santos, Carmelo Mendes da Silva, Ginásio Antonio Chorão e Complexo Esportivo Elson Ferreira Gomes e Sebastião Agripino (somente no dia 20).

Foto: Diego Barbosa

A segunda etapa ocorrerá no segundo semestre, nos dias 19 e 26 de outubro, e o encerramento será no dia 9 de novembro, que será o dia de encerramento. Todas as escolas públicas e privadas inscritas competirão e concorrerão à premiação de 1º, 2º e 3º lugar.