domingo, abril 28, 2024
HomeDestaqueEclipse Solar marca inauguração do Planetário 4K no próximo sábado (14)

Eclipse Solar marca inauguração do Planetário 4K no próximo sábado (14)

Planetário será o primeiro do sul do Pará; evento astronômico poderá ser acompanhado na inauguração

Planetário de Canaã dos Carajás / imagens: Diego Barbosa

Segundo o Observatório Nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no próximo sábado (14), as regiões Norte e Nordeste poderão contemplar um eclipse solar anular. O fenômeno acontece quando boa parte do sol é coberta pela lua, proporcionando a visualização de um fino anel iluminado, também conhecido como anel de fogo. E, desta vez, o eclipse passará “quase perfeitamente” acima de Canaã dos Carajás

Último Eclipse Solar Anular aconteceu em 2021 e não foi visto do Brasil

A expectativa do fenômeno tornou-se momento ideal para a inauguração do Planetário 4K do município. Construído pelo Governo Municipal com recursos próprios, o local será destinado para sessões educativas entre os estudantes e, também, será uma opção turística para a região. A inauguração acontece neste sábado, às 14h. 

O local fica na rua Mogno, esquina com a avenida Castanheira, no bairro Cidade Nova. Na oportunidade, serão distribuídos filtros para os estudantes contemplarem o eclipse e haverá transmissão do fenômeno no planetário.

Planetário fica no bairro Cidade Nova

Constituído por uma cúpula, o planetário tem tecnologia para simular o espaço, por meio de uma máquina que projeta diferentes objetos celestes. O domo possui 11 metros de comprimento e capacidade para 96 expectadores.

O secretário de educação de Canaã dos Carajás, Leonardo Cruz, comentou que o planetário será um dos mais modernos do país. “Temos a honra de ter o único planetário em tecnologia 4K do Estado do Pará. Este local será um importante centro de compartilhamento do saber e vai beneficiar estudantes de toda a região, quem sabe de outros estados também.”, declarou.

Canaã tem o único planetário com projeção em 4K do Estado do Pará

Canaã terá uma das melhores angularidades para observar o Eclipse Solar deste sábado

Canaã dos Carajás está em uma faixa do globo privilegiada para contemplação do fenômeno. Por isso, o município vai contribuir com o Observatório Nacional com a gravação cinematográfica do fenômeno, que poderá ser acompanhado no canal do órgão no You Tube ao vivo.

Na capital mundial do minério, o melhor horário para observar o evento será entre 16h34 e 16h39, quando o eclipse anular será total, com visão plena do fenômeno. Entretanto, será possível observá-lo entre 15h08 e 17h52 parcialmente. Para contemplar o evento astronômico, o cidadão precisará de uma lente número 14, comumente encontrada nas máscaras de solda.

Fique atento aos riscos

No entanto, para visualizar o eclipse, cuidados devem ser tomados para evitar acidentes devido à exposição dos olhos ao sol. A principal orientação é nunca olhar diretamente para o sol sem proteção adequada. Chapas de Raio-x e óculos de sol também não são recomendados para a observação do fenômeno. Durante a observação – que não pode exceder 30 segundos -, é necessário fazer pausas superiores a um minuto para descanso dos olhos.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular