domingo, abril 28, 2024
HomeDestaquePrefeitura de Canaã dos Carajás implementa o projeto Educabox na rede municipal...

Prefeitura de Canaã dos Carajás implementa o projeto Educabox na rede municipal de ensino

Objetivando promover a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (31), em parceria com a Receita Federal, a visita técnica nas escolas que receberão o programa Educabox.

O Receita apreende anualmente equipamentos ilegais de streaming de TV (TV box) em diversos estados usados para acesso ilegal e não autorizado a inúmeros canais pagos de TV por assinatura do Brasil.

Foto: Diego Barbosa

No entanto, o projeto Educabox tem transformado esses equipamentos em minicomputadores com sistema operacional e aplicativos educacionais livres, para serem distribuídos em escolas municipais e estaduais dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

As possibilidades educacionais oferecidas pelas TV Boxes adaptadas são diversas. E vão desde videoconferências até projetos de robótica, passando por aulas de programação de jogos educativos, o projeto garante que os serviços públicos contribuam para o bem-estar social por meio da educação e da tecnologia.

Para o Secretário de Educação, Leonardo Cruz, a integração da tecnologia na educação de Canaã dos Carajás é um componente essencial para potencializar os recursos didáticos e pedagógicos disponíveis. “Essa abordagem é uma forma de elevar a qualidade da aprendizagem dos jovens, proporcionando um reforço valioso, por meio da colaboração com a Receita Federal e o uso da TV Box.”, destacou.

A Delegada da Receita Federal, Andréia Lúcia, expressou entusiasmo pela colaboração e pela contribuição do projeto para a educação no município. “É de extrema importância a disponibilidade da prefeitura em abraçar a ideia, proporcionando um auxílio educativo valioso para os alunos da rede municipal. Essa iniciativa é uma forma de trazer inovação para todos os níveis de ensino, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.”, enfatizou.

A importância do projeto EducaBox transcende as divisões urbanas e rurais, proporcionando oportunidades de aprendizado e acesso à tecnologia para estudantes de todas as regiões. Em Canaã dos Carajás o projeto contará com 500 dispositivos e atenderá todas as escolas da zona urbana e rural.