segunda-feira, abril 29, 2024
HomeDestaqueProjeto inovador e confortável: conheça o Módulo Habitável Educacional

Projeto inovador e confortável: conheça o Módulo Habitável Educacional

Com aumento da população e o crescente número de estudantes na Rede Municipal de Ensino, novos espaços foram idealizados na educação

Samara Kennes da Costa Paula, tem a filha que estuda no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Alegria do Saber. Ela conta com satisfação como espaço módulo habitável educacional tem uma estrutura boa. “Estou satisfeita com o anexo da Alegria do Saber. É um lugar acolhedor, as salas são climatizadas, as crianças estão confortáveis e a qualidade de ensino também está excepcional, não são salas lotadas. Eu vejo que a minha filha vai alegre para a escola e eu, como mãe, fico feliz de ter um ambiente que nos proporciona uma estrutura maravilhosa e uma ótima educação.”, destacou.

A estudante Kevelyn Silva Camargo do quarto ano D, da escola municipal Alexsandro Nunes de Souza Gomes, fala como é maravilhosa a sua escola. “Eu gosto muito de estudar na minha escola, a sala é climatizada e não vejo diferença de uma sala com tijolinhos e uma sala de aula de módulo”, contou.

Uma construção inovadora, sustentável e que há redução nas etapas de uma obra. Presente em diversos países do mundo, a construção modular habitável vem cada vez mais ganhando espaço pelo Brasil. Os módulos podem ser ajustados a diferentes projetos, tanto comerciais, educacionais, quanto residenciais e utilizar diferentes acabamentos.

Além dos projetos residenciais, existem os espaços escolares não convencionais, o módulo habitável educacional é uma das opções mais interessantes. Ele não apenas chama a atenção dos alunos por sua estrutura diferenciada, como também é um ambiente confortável, adaptável e silencioso, devido ao revestimento das paredes com painel termoacústico.

Foto: Diego Barbosa

O município de Canaã dos Carajás foi o que mais cresceu no Brasil. Sua população era de 26.716 habitantes em 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o levantamento lançado em 2023 mostrou que a cidade concentra cerca de 77.079 moradores – o aumento foi de 188,5%.

O crescimento populacional também se refletiu nas matrículas escolares, que quase dobrou nos últimos 10 anos. Em 2014, o número de estudantes era de 9.889. Em 2015, o número subiu para 11.339 alunos matriculados. Entre 2022 e 2023, o número de matriculados cresceu de 14.547 para 16.181. E, atualmente, a rede municipal de ensino tem 17.293 alunos matriculados.

Foto: Diego Barbosa

Diante da alta demanda de novos estudantes, o avanço da população e o período de pandemia pela Covid-19, Canaã dos Carajás, assim como todo o país sofreu com as medidas protetivas contra o coronavírus, o que paralisou as atividades da época e impediu de serem construídas novas escolas. A atual gestão municipal inovou na educação buscando formas para que não houvesse interrupções nas atividades escolares e que o ensino dos alunos não fosse prejudicado durante o ano letivo.

O desafio era criar novas salas de aula, modernizar espaços ou realizar melhorias em ambientes com o curto espaço de tempo para a realização de obras. Neste cenário, foi pensado em espaços modulares educacionais, que são construções bem mais rápidas do que as construções de alvenaria. Além de garantir conforto com salas de aulas climatizadas, segurança, pois os módulos são fabricados com materiais de alta resistência. Contam com tratamento termoacústico e antichamas, o que torna o projeto extremamente seguro. Além disso, as estruturas são confortáveis, o que garante o bem-estar dos ocupantes e a melhoria da qualidade de vida.

Confira as principais diferenças entre container e módulo habitável:

Veja alguns benefícios que a construção modular oferece:

Novas escolas

Com 26 escolas em funcionamento, o município vai construir 17 novas escolas, aumentando em 65% o número de unidades educacionais em Canaã dos Carajás. O investimento visa atender à demanda de novos pedidos de matrículas, que, entre os meses de janeiro e outubro de 2023, foram 3.824 solicitações.

As novas unidades são projetadas primando pela qualidade, com salas climatizadas, bibliotecas, áreas de convivência, quadras poliesportivas e um corpo docente especializado. Serão 11 núcleos de educação infantil e seis escolas de ensino fundamental.