sábado, abril 27, 2024
HomeDestaqueUma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, Professora Elenjusse Martins será...

Uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, Professora Elenjusse Martins será homenageada em São Paulo

Educadora está entre os 9 educadores destaques do país

Professora participa de live comemorativa / reprodução: instagram

Canaã dos Carajás continua a acumular feitos notáveis em nome do progresso da região. E, desta vez, a novidade é na educação básica. Com o projeto de fomento à leitura, “Ler Conecta”, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres, Elenjusse Martins da Silva Soares, vai a São Paulo receber o Prêmio Educador Nota 10, um dos maiores prêmios da Educação Nacional.

Nove educadores serão homenageados na premiação, no dia 25 de outubro, que também apresentará o Educador do Ano. A iniciativa é uma correalização do Instituto Somos com a Fundação Victor Civita.

A iniciativa, que chega à 25ª edição, é a mais tradicional e importante premiação entre os educadores e já recebeu mais de 82 mil inscrições, premiou 261 profissionais e distribuiu R$ 3,2 milhões em sua história.

Elenjusse será homenageada por estar entre os nove vencedores do prêmio Educador Nota 10 da instituição. O projeto concebido pela diretora escolar está entre os três selecionados na categoria tecnologia e inovação. A cerimônia de homenagem aos vencedores acontece no dia 25 de outubro e será transmitida ao vivo, na TV Band. E hoje (20), ela participa de uma live com a equipe da Associação Nova Escola, com demais vencedoras da categoria.

Projeto Ler Conecta surgiu no cenário pandêmico

Com apoio da prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Educação, a professora envolveu e mobilizou professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo de todos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres que, no período de isolamento social devido à pandemia, foi transformada em hospital de campanha.

Segundo a diretora, “a escola era vista como um lugar de dor e morte, as famílias faziam referência ao vírus da Covid-19”. Nesse contexto, foi concebido o projeto, que visou reconectar os alunos à escola, com a realização de rodas de leitura virtuais, biblioteca virtual, clube da leitura, sessão de cinema e um jornal escolar mensal.

alunos participam de atividades do projeto

E o projeto reuniu escritores renomados, como Sônia Rosa, Ricardo Azevedo e Lalau e Laurabeatriz que, por meio de lives com os alunos, realizaram atividades que fomentaram a leitura e buscaram resgatar o desejo dos alunos pelo dia-a-dia em sala de aula.

Como resultado, a Escola Benedita Torres conseguiu reduzir a evasão escolar e as faltas no período pandêmico, melhorou os índices de leitura e escrita entre os alunos e tornou-se modelo a ser replicado nas escolas de Canaã dos Carajás e no país. “Frequentemente, somos contactados por outras escolas para conhecerem e aplicaram algumas das ações que desenvolvemos aqui”, revelou Elenjusse.

Veja imagens do projeto “Ler Conecta”

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Em 2023, o Prêmio passou a ser organizado pelo Instituto Somos, uma organização sem fins lucrativos mantida pela Somos Educação, uma das maiores de educação básica do país.

O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 24 edições anteriores, foram premiados 331 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,2 milhões em prêmios no total.

A novidade da edição de 2023 é o seu alinhamento com Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Em consonância com esses valores, as temáticas da 25ª edição do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.