quinta-feira, maio 2, 2024
HomeCulturaCanaã dos Carajás fortalece o compromisso com a democracia em desfile cívico...

Canaã dos Carajás fortalece o compromisso com a democracia em desfile cívico da Independência

O desfile reforçou a importância da educação na garantia de direitos

As cores verde e amarelo preencheram a Av. São João na tarde dessa quinta-feira (7), em Canaã dos Carajás. Com a temática “Fortalecendo a democracia e a cidadania por meio da educação”, o município se uniu às comemorações nacionais da Independência do Brasil em um desfile cívico, reforçando a importância da democracia, cidadania e educação como elementos fundamentais na construção de uma cidade independente e justa.

A nova rota do desfile, que neste ano foi realizada na Av. São João em vez da tradicional Av. Weyne Cavalcante, recebeu aprovação unânime da população, proporcionando um ambiente mais seguro e espaçoso para que todos pudessem desfrutar da celebração da Independência com conforto e tranquilidade.

Foto: Diego Barbosa

Para o Secretário de Educação, Leonardo Cruz, a independência do país e do município são metas que se concretizam por meio da garantia de direitos e do investimento na cidadania. “Acreditamos que um país verdadeiramente independente e um município independente são moldados pela garantia de direitos e pelo investimento na cidadania. Estamos comprometidos, desde este momento, a proporcionar mais cidadania e garantir mais direitos sociais à população de Canaã dos Carajás, seja por meio serviços de saúde ou do ambiente que proporcionamos, pois isso é dignidade e é isso que torna o nosso povo verdadeiramente independente.”, ressaltou.

O desfile faz parte da programação da “Semana da Pátria” que é uma realização da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação e visa promover a cidadania e o sentimento de pertencimento à pátria. O evento contou com a parceria essencial de instituições de segurança locais, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar e garantiu um papel fundamental tanto na organização quanto na participação direta no desfile ao lado das escolas.

Foto: Diego Barbosa

Em 2023, o Brasil celebra 201 anos de independência, marcando dois séculos de soberania desde o histórico Dia da Independência em 1822. A Prefeita de Canaã dos Carajás, enfatizou a importância de viver todos os dias com democracia e dignidade. “Nós vivemos todos os dias na nossa Canaã dos Carajás. Esse momento precisa ser vivido com democracia e com dignidade às pessoas. E é isso que todos os dias nós praticamos. Levar dignidade às pessoas, transformar a vida das pessoas, trabalhar uma cidade com qualidade de vida para todos, uma cidade inclusiva, uma cidade de respeito, onde as pessoas possam ser colocadas em primeiro lugar.”, enfatizou

Apresentações

Este ano, a celebração contou com a participação de 42 instituições, que incluíram não apenas escolas, mas também organizações como a Igreja Adventista do Sétimo Dia – Ministério Mulheres, a Maçonaria – Loja Estrela de Canaã, a Ordem DeMoly – Capítulo Estrela de Canaã 913, a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e os funcionários da Cidade Limpa Ambiental.

Foto: Diego Barbosa

A professora da rede estadual, Gracielle Neves Batista, expressou com entusiasmo a experiência da primeira participação da escola no desfile. “Como professora é um momento muito marcante para história da escola, porque após 16 anos, a escola vai desfilar pela primeira vez e isso nos deixa muito entusiasmados, muito felizes, de fato, com essa participação. Nossos alunos se comprometeram e a gente conseguiu formar dois pelotões e estamos aqui. Esse momento marca na história da escola e também da educação do município.”, destacou.