domingo, abril 28, 2024
HomeAlfabetizaçãoPrograma “Alfabetiza Pará” tem lançamento oficial em Canaã dos Carajás

Programa “Alfabetiza Pará” tem lançamento oficial em Canaã dos Carajás

O Programa objetiva o fortalecimento do ensino público no estado para garantir a alfabetização dos alunos na idade certa

Com o objetivo de melhorar o ensino oferecido nas redes municipais e estaduais, a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou na última sexta-feira (1) o lançamento oficial do programa educacional “Alfabetiza Pará”. O projeto vai auxiliar os municípios no desenvolvimento dos anos iniciais escolares durante o período de alfabetização.

“Nós só podemos avançar em qualquer lugar se valorizarmos a educação, e por meio da educação, capacitar os nossos professores, e dar formações para eles. Para alfabetizar, não precisamos procurar culpados, mas precisamos, juntos, buscar a solução para uma educação melhor no estado do Pará.”, enfatizou Cláudia Seabra, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Pará.

Foto: Diego Barbosa

O Programa “Alfabetiza Pará”, sancionado pelo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, vem ao encontro do programa de Recomposição da Aprendizagem, realizado por meio das atividades do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) em Canaã dos Carajás, destinado a todas as escolas da rede municipal do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Cruz, Canaã dos Carajás está vivendo um movimento em prol da alfabetização. “Esse programa garante a alfabetização das crianças na idade certa, e com isso, teremos formações, material didático específico, justamente para reforçar as práticas na sala de aula e fortalecendo a alfabetização dos alunos na idade certa.”, destacou.

Foto: Diego Barbosa

No primeiro semestre de 2023, a Secretaria fez um levantamento detalhado que identificou o nível de aprendizado dos alunos e, assim, as seguintes classificações: Insuficiente, Básico e Proficiente. Essas avaliações resultaram na formulação do material didático elaborado para atender às habilidades conforme o grau de necessidade do aluno. Ao todo, 12.502 estudantes receberam o livro do PIP na volta às aulas em agosto. Contudo, a entrega prossegue porque as escolas continuam recebendo novos alunos.

Docência

Mais de 100 professores alfabetizadores, do 1º ao 3º ano, foram contemplados com o material didático da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Além do material, os educadores também terão acesso a diversos momentos de formação pedagógica para auxiliar na implementação dessa nova ferramenta de apoio, visando à efetivação das aulas em formato teórico e prático.

Foto: Diego Barbosa

“Nós estamos aprendendo metodologias inovadoras para a alfabetização, estamos aí tendo uma implementação na nossa carga horária e com certeza isso vai estar diretamente beneficiando aos nossos alunos que é o principal foco da alfabetização.”, ressaltou a professora Alridineide Ferreira.