sábado, abril 27, 2024
HomeCulturaCanaã dos Carajás presencia fantástico eclipse solar e inaugura Planetário

Canaã dos Carajás presencia fantástico eclipse solar e inaugura Planetário

Centro de projeção de imagens astronômicas em 4K é o primeiro do sul do Pará; fenômeno visto em Canaã repercutiu mundo afora

Neste sábado (14), o céu de Canaã dos Carajás escureceu mais cedo e o sol ganhou um anel iluminado, fascinando os moradores do município. A cidade do minério experimentou, ao vivo, a observação do Eclipse Solar Anular. O raro fenômeno acontece quando boa parte do sol é coberta pela lua, proporcionando a visualização de um anel de fogo.

Eclipse atinge anelaridade em Canaã dos Carajás / imagem: Pablo Carvalho

E o município teve vista privilegiada, com uma angularidade acima de 88% e, seguramente, foi a mais bela do país, alcançado destaque em publicações na internet.

Planetário Municipal é inaugurado

O fenômeno tornou-se o momento ideal para a inauguração do Planetário Municipal. No local, a prefeitura de Canaã dos Carajás distribuiu 500 óculos com filtros adequados para a contemplação do evento astronômico. Além disso, realizou exibições no domo para centenas de pessoas que visitaram o local.

População acompanha projeção no planetário / Diego Barbosa

Construído pelo Governo Municipal com recursos próprios, o planetário municipal será destinado para sessões educativas entre os estudantes e, também, será uma opção turística para a região.“Temos a honra de ter o único planetário em tecnologia 4K do Estado do Pará e o segundo do país. Este local será um importante centro de compartilhamento do saber e vai beneficiar estudantes de toda a região, quem sabe de outros estados também.”, declarou a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha.

Constituído por uma cúpula, o planetário tem tecnologia para simular o espaço, por meio de uma máquina que projeta diferentes objetos celestes. O domo possui 11 metros de comprimento. “Nós queremos que nossos jovens desfrutem de experiências memoráveis na formação escolar. O planetário vai agregar conhecimento aos professores e alunos e quem sabe, estimular o desejo por pesquisas e ciência entre os canaenses”, afirmou o secretário de educação de Canaã dos Carajás, Leonardo Cruz.

Prefeitura homenageou o ex-professor Grazianne Medina, falecido em 2021 / Diego Barbosa

O centro leva o nome do ex-professor falecido em 2021, Grazianne Medina. Ele começou a lecionar no município em 2008. Destacou-se pelas aulas memoráveis e paixão pelo ensino. Na inauguração, a família foi homenageada pelos presentes.

Imagens do eclipse em Canaã dos Carajás foram destaque em transmissões e publicações internacionais

Eclipse em Canaã é destaque no Time and Date / reprodução: YouTube

Em Canaã, o eclipse anular total aconteceu entre às 16h34 e 16h39. E a Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom) contribuiu com o Observatório Nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo Federal, na captação cinematográfica do fenômeno. As imagens gravadas foram retransmitidas para o site especializado em eventos astronômicos Time and Date e para a agência espacial norte-americana, NASA.

Anelaridade total do eclipse durou cerca de quatro minutos e só pôde ser acompanhada com lentes adequadas / Pablo Carvalho

O eclipse em Canaã dos Carajás foi destaque na live do Observatório Nacional, que alcançou 2,1 milhões de espectadores no YouTube. A beleza da captação realizada pela produtora HD Produções – prestadora de serviço da Ascom – , foi destaque no jornal SBT News, no último sábado. A versão em português do jornal britânico BBC incluiu o município entre os destaques. E na plataforma X, antigo Twitter, foi possível ver menções ao eclipse no município.

Ficha Técnica da transmissão em Canaã dos Carajás:

Diretor de Imagem: Atan Barros
Coordenador da equipe – Wellington Moraes