domingo, abril 28, 2024
HomeCulturaInauguração do Novo Centro Viver e Conviver marca a história da educação...

Inauguração do Novo Centro Viver e Conviver marca a história da educação inclusiva de Canaã dos Carajás

Os atendimentos no novo prédio iniciarão no dia 23 de outubro

Um dia histórico na educação inclusiva de Canaã dos Carajás. A noite desta quarta-feira (11), foi de muita emoção para todos que trabalham com educação no município. A inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver reuniu servidores, familiares e alunos, que há 15 anos escrevem com muito amor e dedicação, a história de uma cidade que zela por todos. O Centro Viver e Conviver é uma rede de apoio para pais, familiares e educadores que trabalham o desenvolvimento e a formação de crianças e jovens neurodivergentes.

No evento, apresentações dos alunos do CAEE emocionou as autoridades e os moradores.

Danilson Santos, é pai do Daniel Santos, de 5 anos de idade. Há cerca de um ano ele recebeu o diagnóstico de Autismo, hoje Daniel recebe o atendimento humanizado dos profissionais do CAEE. “O Viver e Conviver foi de suma importância. Foi quem nos ajudou a entender nosso filho. Hoje ele faz terapia e está evoluindo bastante. Esse lugar não cuida apenas das crianças, mas também ajuda os pais a entenderem como lidar com a deficiência. Nos sentimos acolhidos, não estamos sozinhos.”, declarou.

Em 2023, a rede pública de ensino recebeu cerca de 500 novos alunos especiais. O secretário de Educação, Leonardo Cruz, destacou a importância do olhar sensível da gestão para inclusão de todos. “Não é apenas um prédio, é um lugar onde circulam vidas, onde circulam sonhos. Esse município desenvolve a educação especial na perspectiva de educação inclusiva, isso muda histórias, isso é amar e cuidar das pessoas. Isso torna Canaã dos Carajás uma cidade inclusiva, uma cidade que investe na educação especial, o Centro Viver e Conviver é um exemplo disto.”, afirmou.

A Prefeita Josemira Gadelha, comemorou a grande conquista na educação de Canaã dos Carajás. “É uma alegria imensurável poder proporcionar isso para as pessoas, ver o sorriso no rosto de cada criança, de cada pai de família. Canaã dos Carajás caminha para ser referência inclusão, no cuidado das pessoas, na qualidade de vida. Uma cidade que se destaca pelo seu povo, sua gente.”

O nome do Centro Educacional, homenageia Rodrigo Barbosa Silva, que foi aluno do Centro Viver e Conviver, e infelizmente partiu em 2021. A Prefeita Josemira, se emocionou ao falar de Rodrigo. “Eu tive a honra de conhecê-lo. Ele foi uma referência para mim, uma pessoa inspiradora, que lutou pela sua vida até o fim e, hoje esse prédio eterniza sua história, cada pessoa que entrar nesse lugar, conhecerá um pouquinho de quem era o Rodrigo.”, declarou emocionada.

Novo espaço
O Novo Centro Viver e Conviver conta com uma estrutura moderna e acessível com biblioteca; brinquedoteca; salas administrativas; salas de atendimento multiprofissional; auditório; refeitório; quadra e piscina.

Além do espaço, a equipe multiprofissional amplia nos tipos de atendimentos com Sala de Recursos Multifuncional tipo I; Sala de Recursos Multiprofissional II – Ensino de Braille e Libras; Psicopedagogia; Psicologia Educacional; Terapia Ocupacional; Fisioterapia; Fonoaudiologia e Odontologia.

Os alunos atendidos são encaminhados pelas escolas pelas escolas, e são avaliados por profissionais da Equipe Viver e Conviver, e assim são vinculados conforme a necessidade de atendimento. Nos próximos dias, toda equipe do Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver – Rodrigo Barbosa da Silva estará em formação profissional e alinhamento geral. A partir do dia 23 de outubro, iniciarão as atividades dos alunos.

Texto: Ana Carolina de Paula

Fotos: Diego Barbosa