sábado, abril 27, 2024
HomeCulturaCanaã dos Carajás recebe 500 TV Boxes educacionais da Receita Federal

Canaã dos Carajás recebe 500 TV Boxes educacionais da Receita Federal

A iniciativa conta também com a parceria do IFPA, que reconfigurou os aparelhos

Os alunos da rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás a partir de agora terão mais uma ferramenta de aprendizagem disponível nos Laboratórios de Informática das escolas, com os “Educabox”, aparelhos que foram doados pela Receita Federal na manhã desta segunda-feira (9). A primeira cerimônia de entrega foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Agripino, no bairro Novo Horizonte.

A ação faz parte do Programa Receita Cidadã, conforme explicou a delegada da Receita Federal de Marabá, Andréia Nunes. “O objetivo do programa é beneficiar a sociedade destinando mercadorias e materiais apreendidos,que seriam destruídos, em produtos que sejam úteis para quem precisa, além de evitar o descarte no meio ambiente”.

A iniciativa também conta com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA), que modificou o sistema operacional dos 500 aparelhos entregues à Prefeitura de Canaã dos Carajás. “Esse equipamento possui uma placa que permite a instalação de software, então a gente mudou a configuração instalando o pacote Office do sistema Linux e os aplicativos educacionais que vão contribuir para o desenvolvimento dos alunos.”, detalhou o professor do Campus Industrial do IFPA de Marabá, Jackson Oliveira.

Os aparelhos funcionam como minicomputadores e permitem adaptações diversas, que vão desde videoconferências até projetos de robótica, passando por aulas de programação de jogos educativos.

Para o aluno do 7º ano, Guilherme Almeida Soares, a nova ferramenta vai ajudar a fixar melhor o conteúdo das aulas. “Eu gostei bastante, achei interessante esse jogo que a gente aprende mais sobre o mapa do Brasil, pois tivemos aula sobre isso e vai cair na prova. Então é muito importante aprender sobre as regiões, diferença de vegetações e outras coisas que acrescentam no nosso conhecimento.”.

A parceria da prefeitura com a Receita Federal e o IFPA contribui para aprimorar a qualidade da educação, que para a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, é uma prioridade. “Nós estamos trabalhando pela nossa Educação e por meio desse acordo de cooperação técnica vamos facilitar o aprendizado por meio da inovação e da tecnologia.”.

Ainda nesta segunda-feira os Educabox também foram entregues a Escola Municipal Carlos Henrique, da Vila Ouro Verde. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará as demais entregas em todas as escolas de Canaã dos Carajás, tanto na zona urbana quanto na zona rural. “Essa é mais uma inciativa que se alinha com a responsabilidade da prefeitura com a Educação e com a sustentabilidade.”, ressaltou o secretário de Educação, Leonardo Cruz.

Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Guilherme Carolo