sábado, abril 27, 2024
HomeDestaqueNova Escola João Nelson dos Prazeres Henriques é inaugurada em Canaã dos...

Nova Escola João Nelson dos Prazeres Henriques é inaugurada em Canaã dos Carajás

A obra é um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do estado e faz parte das programações comemorativas do aniversário da cidade.

A nova Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henriques, foi inaugurada nesta quarta-feira (05), em uma cerimônia marcada por alegria e emoção daqueles que fazem parte da construção da escola mais antiga de Canaã dos Carajás. O evento contou com a presença do Ministro das Cidades, Jader Filho; Governador, Helder Barbalho; Senador, Jader Barbalho; Deputado Federal, Keniston Braga; Deputado Estadual Braz e do Secretário de Educação do Estado do Pará, Rossieli Soares.

A escola conta agora com um espaço moderno, com novas salas de aula climatizadas; novos banheiros; biblioteca; sala de vídeo; refeitório e uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada e vestiários. Ao todo, R$ 4,5 milhões foram investidos na obra.

O secretário de estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância dos investimentos na educação. “É uma honra poder fazer parte deste momento. Priorizar a educação é priorizar o futuro dos nossos filhos.” O secretário afirmou ainda que estará de volta em Canaã dos Carajás para inaugurar a reforma e ampliação da Escola Estadual Irmã Laura.

A prefeita, Josemira Gadelha, destacou que a educação é um compromisso e dever de todos. “A nossa maior preocupação é com a cidadania. Nós estamos investindo em educação porque entendemos que isso é preparar a cidade para o futuro. Agradeço ao governo do estado por essa parceria.” A prefeita falou ainda sobre as metas a serem alcançadas com formação de qualidade da creche à universidade. Atraindo estudantes para Canaã dos Carajás.

Para o governador, Helder Barbalho, a escola com uma nova estrutura garante dignidade a centenas de estudantes. “Essa escola há muito tempo aguardava por essa reforma. Hoje temos uma unidade moderna, que pode atender estudantes de forma confortável e será referência em ensino.”, enfatizou.

O governador destacou ainda um Projeto de Lei para a criação da Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Pará. “O povo de Canaã precisa ser prestigiado nos melhores cargos nas empresas, não quem vem de fora. Mas, para isso, precisamos qualificar nossa gente.”

29 ações em comemoração ao aniversário da cidade
Em comemoração aos 29 anos de emancipação de Canaã dos Carajás, foram anunciadas 29 ordens de serviço que vão beneficiar diversos moradores na zona urbana e rural.
No evento, foi assinada a ordem de serviço, que autoriza o início das obras do Complexo da Policia Civil, que funcionará a Delegacia de Polícia Civil, assim como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e uma central de identificação para atendimentos civis – como emissão de documentos.

O complexo contará com 10 salas para recepção, ocorrências e cartório; salas para delegado e investigadores; banheiros; copa; dois alojamentos e duas salas de custódia.
A Delegacia da Mulher contará com recepção; brinquedoteca; salas de ocorrências e Assistência Social; salas para delegado e investigadores; cartório; banheiros público e servidores; copa e sala de custódia. O complexo de segurança terá ainda central de identificação, com nove ambientes.

“Eu lutei muito para que Canaã tivesse uma Delegacia da Mulher e é um compromisso meu. Hoje Deus me permitiu assinar a ordem de serviço para iniciar essa obra. Estamos realizando um sonho para que possamos dar mais segurança aos moradores de Canaã.”, afirmou a Prefeita Josemira.

Parabéns, Canaã dos Carajás!
A noite de grandes avanços, foi encerrada com muita alegria com um bolo para os parabéns dos 29 anos de emancipação do município. Autoridades e moradores vibraram com mais um ano de muitas vitórias e conquistas. Canaã dos Carajás é uma das cidades que mais cresce no Brasil e é referência internacional.

Texto: Ana Carolina de Paula

Fotos: Diego Barbosa