segunda-feira, abril 29, 2024
HomeDestaqueConvênio com a UEPA garante a criação de novo campus universitário em...

Convênio com a UEPA garante a criação de novo campus universitário em Canaã dos Carajás

Autoridade se reúnem para definição da nova instituição no município

Canaã dos Carajás segue avançando para garantir novas oportunidades no ensino superior no município. Na tarde desta última quinta-feira (17), a Prefeitura de Canaã dos Carajás assinou o convênio com a UEPA (Universidade Estadual do Pará), que vai disponibilizar novos cursos para o primeiro semestre de 2024. A parceria com o Estado também firma a criação de mais uma universidade em Canaã dos Carajás.

O Secretário de Educação, Leonardo Cruz, destaca que esse novo compromisso que o município assume vai oportunizar que mais pessoas possam ingressar no ensino superior em Canaã. “Tivemos um momento muito importante, que foi a assinatura de um convênio entre o município de Canaã dos Carajás e a Universidade Estadual do Pará, onde se firma o compromisso de trazer mais cursos universitários para o município. Com isso, temos a oportunidade de capacitar, de qualificar, de formar os nossos jovens, a nossa população, para o mercado de trabalho, para a ciência, para a tecnologia, de forma que a gente possa realmente contribuir com um futuro melhor, não só para a nossa população, como para a nossa cidade.”, disse.

Foto: Diego Barbosa

“É um momento muito importante para o município de Canaã dos Carajás, a consolidação dos convênios com a UEPA e também pela celebração do termo de intenção de criação de um campus da UEPA em Canaã dos Carajás, contribuindo para a consolidação do projeto de sociedade que é transformar o município em um polo educacional.”, destaca a diretora de Educação  Profissional e Superior, Leuzilda Rodrigues.

O convênio vai oportunizar inicialmente cursos voltados para área da saúde como Fisioterapia e Biomedicina.  Com o avanço do desenvolvimento do Hospital Universitário em Canaã dos Carajás, a cidade fortalece uma nova área de ensino, pesquisa e formação de novos profissionais de saúde; além da oferta dos cursos tecnólogo em Gastronomia e o bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue.

“Canaã dos Carajás é uma cidade que cuida desde a creche ao ensino superior. Nós ganhamos em trazer mais uma universidade e agora vamos trazer cursos na área da saúde, começando com Fisioterapia, Biomedicina. Isso abre um campo para a gente pensar no curso de medicina. Nós já teremos vestibular este ano, de 2023, e ano que vem as aulas presenciais em Cana anos Carajás, e trazer isso como desenvolvimento também de mais uma matriz econômica, que é o de mais pessoas venham também estudar em nossa cidade, isso movimenta a nossa economia, o desenvolvimento social e econômico da nossa Canaã dos Carajás. ”, afirma a Prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha.

Ainda em 2023, o município apresentou o prédio universitário da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) que garante uma estrutura multifuncional que vai oferecer uma série de benefícios tanto para os 14 cursos atualmente em andamento, como também para os futuros cursos.

Polo universitário da UEPA

Nesta sexta-feira (18), o reitor e os coordenadores da UEPA fizeram uma visita técnica aos prédios que terão atendimento dos alunos até que o campus fique pronto.

“É o momento histórico, é o primeiro momento que a Universidade do Estado, de fato, chega em Canaã dos Carajás. Esse convênio marca a assinatura de um compromisso nosso para ofertar quatro cursos de graduação, cursos de saúde, que são cursos difíceis de interiorizar, como é o caso de fisioterapia, o caso de biomedicina, gastronomia e secretariado executivo trilíngue. Então é um marco na formação, não só para o município, penso que pelo que a gente está imaginando é um momento que vai inclusive ser de exemplo para outros municípios nesse instante.”, enfatiza Clay Chagas, Reitor da Universidade Estadual do Pará.