sábado, abril 27, 2024
HomeDestaqueEducadora do Ano, Elenjusse Martins é entrevistada no programa Melhor da Noite,...

Educadora do Ano, Elenjusse Martins é entrevistada no programa Melhor da Noite, na Band

A vencedora do Troféu Educador do Ano, a canaense Elenjusse Martins da Silva Soares, participou de uma conversa, ao vivo, com os jornalistas e apresentadores Zeca Camargo e Glenda Kozlowski, no programa Melhor da Noite, na TV Band. A diretora da Escola Municipal Benedita Torres falou da concepção e experiência vivida no projeto “Ler Conecta”, que justificou o prêmio recebido na última quarta-feira (25).

Elenjusse participou e venceu a 25ª edição do prêmio Educador Nota 10, correalização do Instituto Somos e Fundação Victor Civita. Na entrevista, a gestora escolar contou sobre como o Ler Conecta foi importante para a manutenção e retorno dos alunos Às aulas no período da pandemia. “Um projeto institucional que envolveu toda a nossa equipe escolar. Nossa escola serviu como hospital de campanha e precisávamos de algo para reconectar a comunidade escolar, e o projeto surgiu nesse sentido”, disse.

Ellenjusse levou o prêmio máximo do evento

Ela agradeceu o apoio de todos envolvidos na iniciativa. “Esse prêmio não é meu. É de toda uma equipe. Foi um trabalho de uma equipe colaborativa, com apoio da Secretaria de Educação, da prefeitura. Tivemos que investir nos instrumentos para os alunos terem acesso às plataformas.”, concluiu.

Portadora da premiação máxima do evento, a servidora pública de Canaã dos Carajás conquistou uma bolsa integral de pós-graduação, R$ 25 mil, acesso gratuito à plataforma Profs por 24 meses e uma doação de R$ 25 mil em produtos e serviços à Escola Benedita Torres. Na entrevista, ela não escondeu o entusiasmo com o projeto: “a intenção é investir e ampliar nossas ações”, finalizou.

Veja a entrevista na íntegra, a partir de 1h04min:

Conheça o projeto Ler Conecta

Com apoio da prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria de Educação, a professora envolveu e mobilizou professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo de todos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres que, no período de isolamento social devido à pandemia, foi transformada em hospital de campanha.

Segundo a diretora, “a escola era vista como um lugar de dor e morte, as famílias faziam referência ao vírus da Covid-19”. Nesse contexto, foi concebido o projeto, que visou reconectar os alunos à escola, com a realização de rodas de leitura virtuais, biblioteca virtual, clube da leitura, sessão de cinema e um jornal escolar mensal.

E o projeto reuniu escritores renomados, como Sônia Rosa, Ricardo Azevedo e Lalau e Laurabeatriz que, por meio de lives com os alunos, realizaram atividades que fomentaram a leitura e buscaram resgatar o desejo dos alunos pelo dia-a-dia em sala de aula.

Como resultado, a Escola Benedita Torres conseguiu reduzir a evasão escolar e as faltas no período pandêmico, melhorou os índices de leitura e escrita entre os alunos e tornou-se modelo a ser replicado nas escolas de Canaã dos Carajás e no país. “Frequentemente, somos contactados por outras escolas para conhecerem e aplicaram algumas das ações que desenvolvemos aqui”, revelou Elenjusse.

Veja imagens do projeto Ler Conecta, desenvolvido em Canaã dos Carajás

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Em 2023, o Prêmio passou a ser organizado pelo Instituto Somos, uma organização sem fins lucrativos mantida pela Somos Educação, uma das maiores de educação básica do país.

O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 24 edições anteriores, foram premiados 331 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 3,2 milhões em prêmios no total.

A novidade da edição de 2023 é o seu alinhamento com Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Em consonância com esses valores, as temáticas da 25ª edição do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.