sábado, abril 27, 2024
HomeAlfabetizaçãoMEC parabeniza Canaã dos Carajás por excelência de frequência escolar

MEC parabeniza Canaã dos Carajás por excelência de frequência escolar

O município superou a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS e alcançou a frequência escolar superior a 80%

O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Acompanhamento Educacional do Programa Bolsa Família (CAEBF), vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), oferece apoio e monitoramento eficaz da frequência escolar dos estudantes, por meio do Sistema Presença – um dos requisitos-chave do programa – e Canaã dos Carajás foi um dos municípios parabenizados pelo Ministério da Educação (MEC), por demonstrar comprometimento exemplar, alcançando um acompanhamento da frequência escolar superior a 80%.

O MEC e o MDS estão unindo forças de maneira estratégica na execução do Programa Bolsa Família (PBF), um programa direcionado à transferência de renda direta e condicionada a famílias beneficiárias. Essa colaboração desempenha um papel crucial na asseguração dos direitos sociais das camadas mais necessitadas e vulneráveis da sociedade, que enfrentam desafios para suprir suas necessidades básicas. Além de prover uma renda básica a famílias em situação de extrema vulnerabilidade devido à pobreza, o PBF visa a integração de diversas políticas públicas, reforçando o acesso das famílias a direitos fundamentais, como saúde, educação e assistência social.

Para o Secretário de Educação, Leonardo Cruz, os resultados positivos evidenciados são o reflexo do trabalho do governo municipal e de uma equipe preparada e engajada em garantir o direito à Educação. “O reconhecimento que o município recebeu do MEC demonstra a prioridade dessa gestão em garantir o direito de crianças e jovens a uma educação de qualidade. Monitorando a frequência de alunos com risco de evasão e abandono por motivos de vulnerabilidades agravadas pela pobreza, por meio da Busca Ativa e do Serviço Social educacional, garantimos a permanência na escola, mitigando a sua condição de vulnerabilidade por meio da rede socioassistencial.”, afirmou.

Em 2022, a Secretaria de Educação de Canaã dos Carajás (Semed) se uniu ao projeto “Territórios em Rede”, uma iniciativa promovida pela Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz. O projeto conta com uma equipe dedicada à identificação de crianças e adolescentes com idades entre 4 e 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão.

As ações para enfrentar a exclusão escolar incluem visitas às casas de alunos com frequência irregular, acompanhamento de suas famílias e a mobilização de instituições para garantir que essas crianças possam retornar à escola. Desde a sua implementação, 782 estudantes voltaram a frequentar as salas de aula em Canaã dos Carajás. O projeto conta com investimentos complementares das empresas Wheaton Precious Metals e Keda.