segunda-feira, abril 29, 2024
HomeDestaqueVolta às aulas em Canaã dos Carajás com novos horários na rede...

Volta às aulas em Canaã dos Carajás com novos horários na rede pública municipal

O aumento na carga horária se dá em virtude do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que tem o objetivo recompor e fortalecer a aprendizagem dos alunos

A partir desta segunda-feira (7), todos os estudantes da rede municipal de ensino de Canaã dos Carajás terão a adição de 50 minutos no cronograma das aulas. Essa mudança se dá em virtude da implantação da segunda etapa do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem como objetivo recompor e fortalecer a aprendizagem dos alunos.

O Plano de Intervenção Pedagógica irá oferecer aulas de recomposição de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática para todos os alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da nossa rede pública municipal de ensino, por isso no segundo semestre letivo de 2023 a entrada e a saída terão novos horários. No período da manhã, os alunos irão entrar às 7h e sairão às 12h15. Já no período da tarde a entrada passa a ser a partir de 13h30 e a saída às 18h45.

Uma grande organização foi elaborada para que fosse possível implantar a segunda etapa do PIP, por isso a merenda escolar será reforçada e o transporte será ampliado para atender essa nova rotina. Além disso, cada aluno receberá um livro de Língua Portuguesa e Matemática que foi elaborado para recompor as aprendizagens, outrora tão impactadas durante o período pandêmico, conforme explica o Secretário de Educação, Leonardo Cruz. “O PIP é uma ferramenta essencial na nossa missão de proporcionar uma educação de qualidade. Com esse plano, direcionamos nossos esforços para identificar as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo suporte e recursos adequados como transporte, alimentação, material didático e profissionais preparados para alcançarmos resultados significativos na aprendizagem.”, conclui.

O que muda na prática?

O Plano de Intervenção Pedagógica foi pensado e elabora com a finalidade de minimizar os impactos causados pela pandemia do COVID-19.

A primeira etapa do Plano de Intervenção Pedagógica teve início no mês de maio com um trabalho com os professores e alunos das turmas do 2º, 5º e 9º anos, com o Praticando Ideb. Estas ações visam preparar os alunos para a realização da prova do Saeb que será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro, em todas as unidades da Federação, e tem como objetivo medir a qualidade da educação básica em todas as escolas do país.

A partir desse segundo semestre de 2023 toda a rede municipal passa a funcionar com o PIP e por isso a participação das famílias é fundamental para o sucesso do plano, conforme explica Elenjusse Martins, diretora da Escola Benedita Torres. “É muito importante que os pais fiquem atentos aos comunicados das escolas e da Semed. A própria retomada da rotina [escolar] já demanda atenção e ainda mais agora com o PIP. É uma recomposição da aprendizagem, por isso os pais precisam ficar atentos a essa mudança para incentivar os filhos, que eles vão ficar um tempo a mais na escola porque é necessário para que eles possam avançar cada vez mais.”, ressalta

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Semed, assegura as adequações na rotina dos alunos da Educação Especializada, que também serão atendidos pelo PIP com garantia da presença do auxiliar na sala de aula, além do transporte e da merenda escolar. “Com uma equipe engajada e comprometida, temos certeza de que o PIP impulsionará o progresso educacional em nossa cidade, preparando nossos alunos para enfrentarem os desafios do futuro com sucesso. Juntos, construiremos uma educação transformadora e inclusiva para todos. Contamos com o apoio das famílias e estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas”, ressalta o secretário de Educação, Leonardo Cruz.

Fotos: Diego Barbosa